Francisco Alves é o novo superintendente do Iphan em Roraima. Foto: divulgação.

Foi publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União, a nomeação do professor doutor Francisco Alves, do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), como o novo Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em Roraima – IPHAN.  

Francisco Alves  é formado em Letras (UFRR), Especialista em Direção Teatral (FADM) Mestre em Literatura (UnB), Doutor em Literatura (UnB), e Pós-doutor (UNIOEST). É professor do curso de Artes Visuais da UFRR, e Diretor teatral da Cia do Pé Torto. Também é escritor e possui seis livros publicados, entre os gêneros de poesia, teatro e conto.

“Espero contribuir com o IPHAN Roraima no que for preciso para a defesa do Patrimônio Material, Imaterial, Arqueológico e tudo que for irradiado desse espaço. Eu sou um professor universitário muito apaixonado pela potência do ensino. Que o espaço da Educação Patrimonial seja amplo e sistêmico no seio da sociedade roraimense”, declarou. 

IPHAN

A autarquia do Governo Federal vinculada ao Ministério da Cultura é responsável pelo patrimônio material, imaterial e arqueológico. A indicação do nome do professor aconteceu em janeiro de 2023 e estava em curso o processo de cedência do servidor para o órgão.

O docente acredita que sua indicação esteja relacionada com sua trajetória no meio artístico de Roraima, bem como a sua militância política em prol da democratização do acesso as linguagens artísticas pela população da periferia de Boa Vista.

Tem em seu currículo, ainda, trabalhos em escolas da periferia de Boa Vista, na condição de gestor do Programa Polo Arte na Escola-UFRR.

Sua indicação contou com o apoio das organizações civis: Associação Roraimense de Cinema e Produção Independente (ARCINE), Movimento do Patrimônio Histórico-Cultural, Fórum de Artes Cênicas, Associação de Músicos de Roraima, Federação de Capoeira, Representantes da Cultura Indígena, Movimento de Cultura Urbana/Hip Hop, Movimento Cultura Gospel, Espaços Culturais, Associação roraimense de Fotografia, Literatura, FETRAFERR – Federação dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do estado de Roraima, Coalisão negra por Direitos/ RR, Secretária estadual de mulheres do PT, Secretária de combate ao Racismo do PT, Movimento Negro Unificado-RR.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here