Um apagão, de aproximadamente cinco horas, deixou Roraima sem energia entre a tarde e a noite desse sábado (15). Em nota, a Roraima Energia, responsável pelo fornecimento do serviço de energia elétrica, informou, sem esclarecer os motivos, que houve um desligamento geral no sistema elétrico, com interrupção do funcionamento das usinas de geração.
“Nossas equipes estão atuando em conjunto com os fornecedores para recompor o sistema o mais breve possível”, disse a empresa.
Por conta do apagão que durou mais de 5 horas, o abastecimento de água também foi comprometido tanto na capital, quanto no interior. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), até o horário do apagão, a produção de água potável estava atendendo a demanda de todas as regiões.
Entretanto, com a falta de energia elétrica, todos os Centros de captação, os poços artesianos, as Estações de tratamento de água e as Estações elevatórias da Caer pararam de funcionar.
Ainda segundo a Caer, ao contrário da energia elétrica, o retorno do abastecimento não é imediato, uma vez que o sistema precisa restabelecer o nível de água em todos os centros de reservação e distribuição.
Equipes da empresa estão realizando vistoria em todo o sistema para garantir o pleno funcionamento e retorno do abastecimento o mais rápido possível. Porém, devido ao período que durou o blecaute, o sistema pode levar até 48 horas para atingir a máxima pressão.