Deputado Neto Loureiro (PMB). Foto: SupCom ALERR

O deputado estadual Neto Loureiro (PMB) solicitou durante sessão plenária desta terça-feira (11), o acesso a três pedidos de impeachment contra o governador do Estado, Antonio Denarium (PP), que foram protocolados nesta segunda-feira (10) na Assembleia Legislativa de Roraima. Os processos são de autoria do advogado Marco Vicenzo, que viu irregularidades em falas e atos de governo.

O primeiro deles é sobre o entendimento do governador Denarium acerca da cultura indígena. Endossando o pedido já feito pelo jornalista Bruno Perez àquela Casa, Vicenzo pede que os deputados analisem a conduta do governador do Estado, que, em postura colonizadora, subjulga a cultura indígena ao defender ao jornal Folha de São Paulo que os Yanomami devem sair da floresta e se aculturar. O MPF investiga a fala.

O segundo pedido feito por Marco Vicenzo diz respeito a contratos injustificáveis realizados sob a modalidade de dispensa de licitação pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

E o terceiro pedido de impeachment protocolado pelo advogado questiona supostas inconsistências em contratos para aquisição de cestas básicas pela Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), controlada pela cunhada do governador, Tânia Soares, perfazendo um montante de R$ 65 milhões.

“São assuntos sérios e que devem ser tratados com toda a agilidade necessária. Estou pedido essas cópias para a gente se debruçar e a partir daí ter um balizamento do que acredito ser possível ou não em termos de crimes cometidos”, justificou o deputado Neto Loureiro.

Durante a sessão de hoje, o parlamentar ainda pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), que desse a devida importância e celeridade à análise dos pedidos. Desde que o primeiro deles foi protocolado por Bruno Perez, em 6 de fevereiro, não houve prosseguimento algum para a apreciação dos parlamentares.

“A gente precisa que o presidente desta Casa seja imparcial no assunto, para que possamos verificar os processos. Os demais colegas concordaram em pedir as cópias integrais dos pedidos, e a partir delas, a gente vai se reunir com o presidente para que ele veja qual definição será tomada”, concluiu Loureiro.

Entramos em contato com o governo de Roraima para comentar os três novos pedidos de impeachment contra o governador e aguardamos retorno.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here