Teatro Municipal de Boa Vista. Foto: arquivo/Semuc
Sempre quis fazer teatro, mas não teve oportunidade? O momento pode ser este! O Criart Teatral recebe inscrições para selecionar novos integrantes para o grupo que tem mais de 20 anos de experiência. Podem se inscrever pessoas com idade a partir dos 14 anos. A audição será no dia 15 de abril das 14h às 19h na sala de dança do Instituto Federal de Roraima (IFRR), localizado na Av. Glaycon de Paiva, 2496 – Pricumã.
Para participar da seleção é preciso acessar este link https://forms.gle/c4vW9VfMrLDPA9AbA onde deve ser informado os dados pessoais. Além disso, é necessário ser residente em Boa Vista, ter disponibilidade de horário para ensaios em fins de semana e feriados, poder fazer viagens, e é claro, aptidão teatral.
“Lembramos que a oficina é para artistas que realmente querem trabalhar, de alguma forma, com o teatro. Nossa companhia, literalmente, cresceu e precisamos de mais pessoas para somar nos trabalhos que desenvolvemos. Fazer teatro vai muito além de subir no palco. Agora em abril estamos ensaiando dois espetáculos que vão entrar em cartaz ainda este ano. Você que quer aprender mais sobre teatro, te convido para participar da nossa seleção”, destacou Kaline Barroso, diretora do Criart.
A seletiva vai ocorrer em forma de oficina com técnicas indispensáveis para a atuação e produção, como por exemplo, preparação e consciência corporal, projeção vocal, jogos teatrais e comunicação. Para este momento o IFRR é um dos parceiros que disponibiliza  o espaço com a proposta de “integrar um grupo de teatro profissional ao dia a dia pedagógico, oportunizando que a comunidade acadêmica e externa possa participar diretamente da produção e montagem de espetáculos teatrais”, informou Baronso Lucena, coordenador de comunicação do Instituto.
CRIART TEATRAL – Grupo de Teatro fundado em agosto de 2001, pela atriz, diretora e pedagoga Kaline Barroso. Depois de participar do projeto de dramaturgia “Leituras em Cena” do Sesc – o primeiro trabalho, o Criart estreou com um texto infantojuvenil de Dário Uzan Filho intitulado “Tietê, mas o riacho do rabo em pé”.
Desde sua fundação o grupo tem feito esquetes teatrais para empresas, comerciais para televisão, espetáculos infantis e adultos com recorde de público e de crítica. A Companhia de Roraima ganhou o Prêmio Notoriedade Cultural 2003 na categoria artes cênicas; o Prêmio Destaque Cultural 2004 com teatro infantil e; Prêmio Destaque Cultural 2004 pelo espetáculo “Os Monólogos da Vagina”.
O grupo também foi indicado a melhor figurino, direção e ator com o espetáculo “A Formiga Fofoqueira” no Festival de Teatro da Amazônia de 2005, onde conquistou o troféu de melhor ator para Matheus Ferreira. Em 2009, Karen Barroso recebeu o prêmio de melhor atriz no mesmo festival com o espetáculo “João e Maria”.
O Criart circulou por diferentes estados com o Prêmio Myrian Muniz em 2012. Em 2015, o espetáculo “A Santa Casa” foi destaque no Norte e Nordeste circulando cidades no primeiro Amazônia das Artes.
A Companhia tem uma trupe de palhaços com os espetáculos: “Tiquim” e “Cadê Todo Mundo”.
Em 2021 o grupo voltou para a cena com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”. Em 2023 serão duas temporadas com o texto de Claudia Barral. “A Santa Casa” volta a ser apresentada também este ano.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here