Um problema envolvendo o furto de energia em uma residência localizada na Avenida Pedro Rodrigues, no bairro Mecejana, resultou com a prisão em flagrante do servidor público municipal, F. G. P., por furto qualificado de energia, na manhã desta sexta-feira, dia 31. A prisão foi efetuada por agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotados na DRCAP (Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública).
De acordo com informações prestadas pela delegada titular da DRCAP, Magnólia Soares, desde o ano de 2019, a empresa Roraima Energia vem tendo problema na casa de um consumidor. Vão na residência, tentam autuar para regularizar a energia.
Ainda segundo a delegada, no ano de 2019 foi regularizada a situação, mas em seguida foi instalado um “gato” para furtar a energia, colocando um cadeado no medidor, impedindo que a empresa faça a vistoria.
“Os anos foram passando, a empresa vinha tentando resolver a situação, mas ele jogava água na equipe, ovo na equipe e na semana passada a Roraima Emergia protocolou um documento solicitando o apoio para que fosse investigada tal conduta, inclusive com fotos, pois o gato que ele faz é visível para todos. Ele coloca um cano, faz um gancho, danifica a rede de energia que atende a todo o bairro Mecejana, coloca esse gancho na rede elétrica e desvia a energia para sua residência”, detalhou a delegada.
A delegada disse que após a comunicação da Roraima Energia o local passou a ser monitorado.
“Na semana passada, após mais um prejuízo causado pela rede de energia, a empresa foi lá e fez todo um recapeamento na rede. Mas, no dia seguinte, novamente a rede estava danificada e o gato de energia instalado novamente. Hoje os policiais foram lá e constataram que estava novamente ocorrendo o furto de energia e ele foi abordado”, disse a delegada.
Foi identificado que no local há nove apartamentos, com centrais de ar, geladeiras, ventiladores, máquinas d lavar, etc.
“Os moradores dos apartamentos são todos venezuelanos e ao serem abordados disseram que eram visitas ou que estavam de passagem no local, inclusive ele. A conta de energia está em nome do pai dele, que está morto desde o ano de 2012. Ele se esconde por trás disso, manteve o imóvel no nome do pai. Quando a empresa autua, essa autuação é em nome do pai dele. Hoje ele tentou fazer isso de novo, mas não deu certo”, detalhou.
O homem foi preso em flagrante e conduzido á sede da DRCAP, na cidade da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por crime de furto qualificado, que é inafiançável. Ele será encaminhado à Custódia da Polícia Civil e apresentado na manhã de sábado na Audiência de Custódia.
A delegada informou ainda que foram detectados vários gatos no interior da residência e nos apartamentos, que foram desinstalados, após serem submetidos a perícia pelo ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida).
“Quem paga essa energia desviada é o cidadão. Ele faz uso de artefatos, faz escalada, inclusive um perigo para a própria vida dele. Esses ganchos que ele coloca na rede, super aquecem a rede, correndo o risco de curto circuito com fogo, na rede toda do bairro e não somente para a residência dele. Fazemos um alerta para aqueles que cometem esse tipo de ilícito, principalmente noturno, pois corre o risco de acordar com um incêndio em sua casa ou até mesmo com a Polícia na porta”, asseverou.