Foto: arquivo pessoal

O gestor ambiental Adjalma Gonçalves, primeiro suplente do partido Republicanos, assume nesta segunda-feira (13) a vaga de vereador de Boa Vista deixada por Gabriel Mota, que renunciou para assumir como deputado federal no dia 8 de março, no lugar de Jhonatan de Jesus, que foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Gonçalves foi convocado pelo presidente da casa, o vereador Genilson Costa, no sábado (11), após um impasse sobre quem assumiria a vaga. Nas eleições de 2022, o ambientalista se desfiliou do Republicanos para concorrer a um dos 24 cargos de deputado estadual, quando migrou para o Partido Republicano da Ordem Social (Pros). 

Devido a desfiliação, alguns membros do partido acusaram Gonçalves de infidelidade partidária, que o impediria de assumir a vaga deixada por Gabriel Mota. A presidência da Câmara de Boa Vista consultou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) que determinou a convocação do ambientalista. 

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior, da 2ª Vara da Fazenda Pública, proferiu decisão liminar para obrigar o presidente da Câmara, Genilson Costa (Solidariedade), a convocar Adjalma Gonçalves para a posse. A sentença foi cumprida.

O magistrado entendeu que o regimento interno da Casa prevê que, em qualquer caso de vaga, licença ou investidura no cargo de secretário municipal ou equivalente, o chefe do Legislativo convocará imediatamente o suplente da sigla, que deverá tomar posse no prazo previsto, salvo motivo justo. Conforme o juiz, eventuais situações de infidelidade partidária serão resolvidas pela Justiça Eleitoral.

Quem é Adjalma Gonçalves – Adjalma Gonçalves nasceu em Barra do Garça (MT), no dia 26 de janeiro de 1972. e se mudou com a família para Boa Vista em 1991.  Em 2012, concluiu o curso superior em Gestão Ambiental. Ele também possui capacitação em Reciclagem e Energias Renováveis, Fiscalização Ambiental, Marketing Social e Educação Ambiental.

Ele foi vereador de Caracaraí por três mandatos consecutivos (2001 a 2011), pelos quais exerceu várias funções na Câmara Municipal, incluindo a de presidente. Foi servidor público em instituições como Senado Federal, Secretaria Estadual de Cultura, Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Em 2011, ele voltou para Boa Vista com a família.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here