Comitivas de deputados federais e estaduais de Roraima e do Amazonas devem se encontrar nesta sexta-feira (10) no percurso da BR-174, única via terrestre que liga os dois estados. O ponto de encontro das comitivas será a reserva Waimiri-Atroari, e a agenda contará ainda com a presença dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Roraima.
“A BR-174 representa a espinha dorsal de todo o abastecimento e escoamento do estado de Roraima e um valioso corredor logístico. No entanto, encontra-se atualmente sem condições de trafegabilidade em quase 30 quilômetros no trecho dentro do território indígena Waimiri Atroari. O que prejudica diretamente o descolamento e a segurança dos nossos cidadãos, além do provimento de alimentos, insumos hospitalares, medicamentos e combustíveis”, afirmou o deputado federal Zé Haroldo (PSD-RR), que integra a comitiva.
“Recebi fotos e vídeos que mostram que o trecho na área da reserva está intransitável. É o único meio de saída que tem do Amazonas via estrada. Hoje serve não apenas para levar produtos da Zona Franca de Manaus para Roraima, como também é via de escoamento do gás que está sendo produzido hoje pela Eneva lá para as usinas do estado vizinho. A preocupação dos deputados de Roraima é tão grande quanto a nossa, porque se esse inverno perdurar por mais dois ou três meses essa estrada vai ficar totalmente intrafegável, tanto para carros pequenos quanto para carretas. Faço um apelo ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para que tome providências, estou enviando um Requerimento solicitando oficialmente. Também vou pedir o apoio da nossa bancada federal”, disse o deputado estadual Adjuto Afonso (União-AM).
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, através de nota, que a ordem de início dos serviços foi assinada em 29/12/2022 e se estende até 20/11/2023. No documento, o DNIT ressalta que a empresa contratada para executar serviços de manutenção no referido trecho está mobilizando uma grande quantidade de equipamentos e já intensificou os serviços, a fim de garantir a efetiva trafegabilidade da rodovia. De acordo com o DNIT, os principais serviços em execução são remoção de atoleiros, escavação de valas de drenagem, entrocamento de pedra, base de brita graduada e execução de capa asfáltica.