A mitologia Yanomami é tema do samba-enredo da Salgueiro de 2024 (Reprodução).

A Escola de Samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, divulgou neste domingo, 5, o título do enredo para o Carnaval 2024. Inspirado pela luta dos povos indígenas, a agremiação levará para a avenida a mitologia dos indígenas Yanomami, por meio do título “Hutukara”.

Completando 70 anos hoje, a agremiação escolheu divulgar o título como um presente para a comunidade salgueirense. “Hutukara significa, basicamente, a ‘terra’ para os Yanomami. A sinopse que vai inspirar a ala de compositores será divulgada em maio”, escreveu Edson Pereira, carnavalesco do Salgueiro.

“Estamos na fase da pesquisa e muito fascinados com tudo o que estamos lendo e vendo. Através da mitologia dos Yanomami, queremos fazer uma defesa enfática da Amazônia, mostrar como essa natureza exuberante é importante para todos nós. É um enredo muito sagrado”, comenta Pereira.A pesquisa e montagem do enredo ficou a cargo do jornalista carioca Igor Ricardo, conhecido por colecionar “notas 10” na categoria pelas agremiações em que passou.

“Este é um desafio que vai muito além do meu lado profissional, já que envolve também o meu lado emocional. Sempre quis estar mais próximo da minha escola e esta é a oportunidade de me colocar à disposição do Edson Pereira na construção deste projeto”, comentou o enredista responsável pela fundação da primeira torcida oficial da escola, a Torcida Explode Coração.

A escolha do tema acontece após notícias sobre o abandono do povo indígena Yanomami tomarem conta da mídia. No início do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Roraima, onde fica localizada a maior parte da Terra Indígena Yanomami, e declarou emergência em saúde pública pelos casos de desnutrição severa, mortes e fome.

Segundo o carnavalesco do Salgueiro, o objetivo da escola é levar para a avenida a defesa dos povos indígenas e deixar a discussão sobre o tema ainda mais em foco. “Vamos fazer uma defesa dos povos originários por meio da mitologia Yanomami”, diz.

 

1 comentário

  1. – Essa Associação Hutukara é mais um antro de corrupção como tantas outras ONGs. Sou de Roraima, tive muito contato com essa e outras instituições do gênero e sei muito bem o que estou falando. Davi Kopenawa, seu antigo Presidente, é figura que conheço bem.
    – A Escola de Samba precisa ter cuidado, pois uma escolha de enredo errado pode levar ao decesso.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here