Economista e funcionário de carreira, Marcelo Pereira ocupa cargo interino no comando da Suframa em um momento político que aponta para uma profunda reforma tributária (Reprodução)

O ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos, assinou a nomeação do economista Marcelo Souza Pereira para assumir interinamente a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A nomeação aconteceu na última sexta-feira, 17, Marcelo é servidor de carreira da autarquia e já respondeu, interinamente, pelo órgão em dezembro do ano passado. À época, o então superintendente Algacir Polsin, militar indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o nomeou superintendente adjunto executivo.

Marcelo Pereira substitui a também servidora de carreira e economista Ana Maria Souza, que até quinta-feira, 16, comandava interinamente a instituição. Ana Maria foi anunciada em janeiro já nas primeiras semanas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Entidades como o Conselho Regional de Economia (Corecon) publicaram nota de apoio ao novo gestor:

“O presidente, em nome do Plenário do Corecon-AM, parabeniza o economista Marcelo Souza Pereira que, na manhã deste sábado, 18, foi nomeado, interinamente, superintendente da Zona Franca de Manaus. A nomeação foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União. Marcelo substituirá a servidora e também economista Ana Maria Souza, que vinha respondendo pelo órgão desde o dia 26 de janeiro. O Corecon-AM manifesta seus votos de uma excelente gestão à frente da Suframa”, diz o texto.

Preocupação
Durante evento na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), ocorrido na sexta, 17, o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), manifestou preocupação com a indefinição do titular da Suframa, diante do horizonte próximo em que o País caminha para uma reforma tributária.

“É claro que a falta de um superintendente nos deixa preocupados, porque a gente não sabe com quem conversar, exatamente. Precisamos de um titular da pasta e precisamos que isso, efetivamente, aconteça”, avaliou Wilson diante de uma plateia formada por empresários.

A Suframa segue sem gestor definitivo desde o dia 28 de dezembro, quando o general Polsin deixou o cargo. De lá para cá, a autarquia que cuida dos interesses do maior e único parque industrial do Norte do Brasil, segue indefinida. A decisão está nas mãos do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

Nomes como o do economista e ex-deputado federal José Ricardo Wendling (PT) e do ex-deputado Marcelo Ramos (PSD) estão cotados, mas até o momento, nenhuma decisão definitiva foi tomada.

Sobre Marcelo Pereira
Marcelo Souza Pereira é servidor da Suframa há mais de 14 anos. Funcionário de carreira, Marcelo chegou à Suframa por meio de concurso público em 2008. Na instituição, ele exerceu o cargo de superintendente-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, de dezembro de 2015 a abril de 2019. Na época, a autarquia estava sob o comando de Rebecca Garcia.

Economista graduado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Pereira é especialista em Gerência Financeira Empresarial, tem mestrado em Desenvolvimento Regional e doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here