O Senado instalou, nesta quarta-feira (15), uma Comissão Temporária Externa para acompanhar in loco a situação dos indígenas yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras, em Roraima. Em janeiro, dezenas de crianças e adultos yanomami foram resgatados pelo Ministério da Saúde em estado de subnutrição, miséria e com doenças.
A comissão será composta pelos três senadores de Roraima – Chico Rodrigues (PSB-RR), que foi escolhido presidente do colegiado, Dr. Hiran (PP-RR), que será o relator, e Mecias de Jesus (Republicanos-RR) – além dos senadoraes Eliziane Gama (PSD-MA) e Humberto Costa (PT).
A comissão vai funcionar em um prazo de até 120 dias. O requerimento de criação sugere a indicação de membros da Procuradoria-Geral de República e dos Ministérios da Defesa, dos Direitos Humanos e da Justiça para acompanhar os trabalhos.
Na reunião que instalou a comissão, o senador Mecias de Jesus disse que o grupo não estaria lá para “defender garimpeiros”, mas pediu que o governo federal ajude essas pessoas a deixarem as áreas indígenas.
“O tempo [limite para a retirada] pode ser reduzido de 30 dias para uma semana, desde que o governo coloque helicópteros e aviões para levar os homens a Boa Vista (RR) ou a outras cidades”, defendeu.
O senador Humberto Costa defendeu que se olhe para “os dois lados” mas dando um destaque maior para a origem do problema com os indígenas na região.
“Por que está havendo a extrusão? Será que alguém está esquecendo das imagens que nós vamos, dos yanomamis desnutridos? Temos uqe olhar os dois lados, especialmente este, onde a questão constitucional ampara os yanomamis que lá estão”.
Ajuda aos garimpeiros
Ao destacar o empenho em favor comunidades indígenas na região, a bancada de Roraima voltou a cobrar do governo federal ajuda logística para a retirada dos garimpeiros, com a oferta de voos da Força Aérea Brasileira, além de barcos. Chico Rodrigues ressaltou ainda a cobrança dos parlamentares do estado para a inscrição dos garimpeiros em programas sociais, já que ao saírem das áreas de exploração ilegal, eles ficarão sem renda.