Foto: Secom Roraima

As constantes reclamações e denúncias de gestantes e pacientes do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a única maternidade de Boa Vista, levou a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) a cobrar informações do Governo do Estado. 

Por meio de uma requisição, a Defensoria Especializada para Tutela e Defesa dos Direitos à Saúde Pública (DESP)solicitou  à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informações como o número total de leitos, a média do número de leitos ocupados/dia, o total de pacientes internadas aguardando parto, qual a quantidade de partos realizados nos últimos seis meses e destes, quantas cesarianas. O documento foi direcionado à atual titular da pasta, Cecília Lorezon.

“Estamos sempre objetivando contribuir para a melhoria na prestação dos serviços de saúde à população do nosso estado e nos mantemos à disposição para participar de debates em busca de soluções que atendam o interesse e defesa da população roraimense”, salientaram os defensores que assinaram o documento.

Desde junho de 2021, a maternidade funciona em uma estrutura de lona, semelhante a um hospital de campanha, no bairro 13 de setembro, ao lado do Hospital da Criança Santo Antônio, enquanto o prédio localizado no bairro São Francisco passa por uma reforma que já dura quase dois anos.

Sesau responsabiliza o fluxo migratório pela atual situação

Por meio de nota, a Sesau informou que irá prestar todos os esclarecimentos solicitados por meio de requisição da DPE-RR. A nota responsabiliza a atual situação ao aumento da demanda provocado pelo intenso fluxo migratório proveniente de gestantes da Venezuela.

Conforme dados do setor de estatística da Maternidade, de 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2022, foram registrados 9.880 partos, dos quais 6.488 são partos normais e 3.402 procedimentos cesáreos, sendo que a cada três horas, nasce uma criança de mãe venezuelana.

Já em 2023, de 1º de janeiro até dia 30, foram registrados 833 procedimentos, sendo 550 partos normais e 283 procedimentos de cesariana.

A Sesau afirmou ainda que apesar do aumento na demanda de pacientes, em nenhum momento houve prejuízo no atendimento e afirmou que vem reforçando o quadro de pessoal na unidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here