Foto: divulgação

O enfermeiro e professor de história, Leandro Alves Lacerda, foi nomeado pelo Governo Federal como o novo presidente do Distrito Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), órgão que pertence à estrutura da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A nomeação, feita pela ministra da Saúde, Nísia Trindade e publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 10, atende a um pedido do partido Rede Sustentabilidade, que compõe a base aliada do presidente Lula.

A indicação também teve apoio do líder yanomami Davi Kopenawa. Há anos os indígenas atendidos pelo Dsei-Y pediam que o cargo fosse ocupado por alguém que conheça a realidade dos yanomami.

O novo presidente do Dsei-Y atua há mais de 20 anos em ações de saúde indígena. Com licenciatura em História, Lacerda também tem pós-graduação em Educação Indígena e cursa enfermagem.

Profissionalmente atuou na Urihi Saúde Yanomami, na Associação Serviços e Cooperação com o Povo Yanomani Secoya e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Lacerda também atua desde 2009 na Missão Evangélica Caiuá que possui atuação em Roraima.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here