Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a deflagração da ‘Operação Escudo Yanomami 2023’, grupos de garimpeiros foram vistos deixando a Terra Indígena Yanomami em Roraima. As imagens foram registradas por meio de vídeos e circularam nas redes sociais deste sábado (4). Em uma das imagens, é possível ver os garimpeiros em um barco, popularmente conhecido como voadeira.

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou às 00h desta quarta-feira (1º) o controle aéreo da área da Terra Indígena Yanomami (TIY) e adjacências.

A implantação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) no espaço aéreo da Região Norte foi estabelecido com base no Decreto Presidencial N° 11.405/2023 e tem o objetivo de contribuir para o combate ao garimpo ilegal em Roraima. Trata-se da deflagração da Operação Escudo Yanomami 2023.

Além disso, no dia 31 de janeiro, O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou a ordem que o garimpos ilegais das Terras Yanomami; Karipuna; Uru-Eu-Wau-Wau; Kayapó; Arariboia; Mundurucu; e Trincheira Bacajá devem ser retirados.

Do mesmo modo, a ação trata da proteção aos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19. O pedido foi de providências foi apresentado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here