Foto: Divulgação/PCRR

Agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotados na DRE (Delegacia de Repressão à Entorpecentes), no Denarc (Departamento de Narcóticos) e na Delegacia de Polícia de Mucajaí, deflagraram no início da manhã desta quarta-feira (1°), a operação “El Pure”, objetivando o cumprimento do mandado de prisão preventiva e busca domiciliar em desfavor do venezuelano D. A. C. S., de 42 anos, conhecido como “ El Pure”, Guaro” ou “El Viejo”. Ele é apontado como líder de uma facção venezuelana e que estava articulando a instalação da organização criminosa, com forte atuação no tráfico de drogas, em Roraima

A ação percorreu dois bairros da Capital e a região de Samaúma, município de Mucajaí. Durante as diligências, os policiais apreenderam anotações da contabilidade do tráfico de drogas, um veículo Gol branco, joias, dois telefones celulares, tablet, e o valor de R$ 2.000,00 em dinheiro, adquiridos, em tese, devido a sua atuação no tráfico de drogas.

A ação foi coordenada pela delegada titular da DRE, Francilene Lima Hoffmann de Vargas. Segundo ela, o nome da operação “El Pure”, significa “O Puro”, ou sem mistura. Em relação ao suspeito, a delegada ressalta que o nome remete a sua “importância” no submundo do crime, principalmente na prática do crime de tráfico de drogas em Roraima.

As investigações apontam que o acusado cumpriu pena em Barcelona, no presidio de Puente Ayala (Estado de Anzoátegui) e Tocorón (Estado de Aragua), na Venezuela e hoje exerce forte influência entre criminosos venezuelanos e líderes de organizações criminosas que atuam em Roraima.

“Há meses a equipe da DRE e do Denarc investigam a conduta e paradeiro do investigado. Concluiu-se que o domínio do tráfico de drogas, em parte da América do Sul é controlado por quatro facções criminosas, e destes, apenas uma, encontra-se instalada em Roraima. Neste caso, o investigado estaria com a missão de instalar uma fação criminosa da qual ele integra e tem posto de liderança na Venezuela, abrindo assim espaço para a instalação das demais facções que atuam na região, sendo elas concorrentes ou parceiros”, detalhou a delegada.

Diante das inúmeras atividades ilegais exercidas pelo suspeito, constando o tráfico de drogas, exploração sexual, garimpagem ilegal e homicídios, a Polícia Civil teve subsídios suficiente para representar pela prisão preventiva dele e por mandado de buscas domiciliares em áreas de sua atuação, tanto na Capital, quanto em Samaúma.

“As investigações apontam que ele é responsável direto por vários homicídios ocorridos em Roraima, ligados diretamente ao tráfico de drogas e que estão sendo investigados”, afirmou a delegada.

Após a sua prisão, ocorrida no bairro Centenário, o investigado foi interrogado e apresentado na Custódia da Policia Civil.

“Essa investigação é complexa, envolve uma ação direta da inteligência policial, demanda muito tempo e que vai esclarecer outros crimes, com o seu desdobramento que está em tramitação”, afirmou a delegada.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here