Joenia Wapichana (Funai) e Lula. Foto: Divulgação

A ex-deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) foi nomeada presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). A nomeação foi publicada em edição extra de quarta-feira (1º) do Diário Oficial da União.

Aos 49 anos, Wapichana é a 1ª mulher indígena a comandar o órgão. “Novos tempos para o Brasil! Pela primeira vez, teremos a Funai presidida por uma mulher indígena. Serão muitos desafios, mas juntos vamos trabalhar e reerguer nossa casa! Presidente @LulaOficial obrigada pela confiança!”, escreveu em seu perfil no Twitter.

A advogada aceitou o convite do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em dezembro. Na ocasião, disse a jornalistas ter aceito a proposta “considerando as demandas dos povos indígenas, os desafios de uma reconstrução do país, o fortalecimento dos direitos, principalmente, em relação à demarcação e proteção das terras indígenas”.

Em entrevista ao site Amazônia Real, a indígena disse que o principal desafio de sua gestão será “tirar a Funai do buraco”.

Citou como prioridades a retirada dos garimpeiros da terra Yanomami e a garantia da segurança dos povos indígenas que vivem lá. Também se comprometeu a demarcar terras indígenas.

A Funai é parte do Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sônia Guajajara.

1 comentário

  1. Foi deputada plofr 4 anos, nada fe pelos parentes e agora é çpresidente da Funai? é serio isso??? Realmente o Brasil n ão é pra amadores, a clorrupção aqui é solta

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here