Foto: Divulgação/MPF

O Ministério Público Federal denunciou oito empresários por acusação de operarem uma rede de empresas financeiras que faziam assessoria de investimentos fraudulentos e de alto risco, em Roraima, Amazonas, Pará e Rio Grande do Norte.

As operações irregulares eram realizadas sem autorização do Banco Central. Além dos investimentos, os acusados ofereciam serviços como abertura de conta on-line, serviços de cartão de crédito e seguros.

Em Roraima, a Polícia Federal deflagrou em outubro do ano uma operação para cumprir mandados de prisão preventiva contra empresários do grupo. A corporação apurou que, em um período de dois anos, o grupo empresarial investigado movimentou, aproximadamente, R$ 156 milhões.

Segundo apuração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o esquema girava em torno das empresas Amazon Bank, Group Lotus Corporate e Lotus Business Center.

O MP afirma que o principal alvo do esquema eram servidores públicos. Eles seriam incentivados a obter empréstimos junto aos seus próprios bancos para investir os valores nessas empresas.

A divulgação dos serviços era feita pela Internet, com o uso de redes sociais para falar sobre os investimentos, fazer propagandas com “selo de aprovação” de celebridades e mostrar riquezas supostamente conquistadas por meio dos investimentos, além da divulgação de patrocínios e eventos.

Depois que as vítimas depositavam o dinheiro, parte era destinada para as contas pessoais dos oito empresários denunciados, via contas de empresas de fachada.

Segundo o MP, “os integrantes do esquema gozavam de uma vida luxuosa, constantemente divulgada pela internet como forma de reforçar a imagem de sucesso profissional como donos de banco e investidores do mercado financeiro”.

Os demais valores eram usados para retroalimentar o esquema criminoso.

O MPF pede a condenação dos acusados pelos crimes de operação de instituição financeira sem autorização, oferecimento de valores mobiliários sem autorização da CVM, gestão fraudulenta de instituição financeira, ganhos ilícitos por meio de processos fraudulentos, exercício de assessoria de investimento não autorizada e organização criminosa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here