Ex-senador Telmário Mota (à esquerda) e atual senador Mecias de Jesus (à direita) — Foto: Senado Federal/Reprodução

O senador Telmário Mota (PROS) usou as redes sociais nesta segunda-feira (23) para responsabilizar o também senador Mecias de Jesus (Republicanos) sobre as condições degradantes da saúde indígena em Roraima. Segundo Telmário, a corrupção no DSEI comandado por Mecias é nítida.

Telmário ainda diz que Mecias é responsável por uma máfia e onde o republicano “coloca as mãos tem destruição e corrupção”.

No sábado (21), o presidente Lula (PT) esteve em Roraima onde constatou a falta de políticas públicas para os povos Yanomami que vivem aqui. O Ministério da Saúde decretou situação de emergência e ações estão sendo desenvolvidas com urgência para levar alimentos e assistência médica às comunidades.

O Roraima1 procurou o senador Mecias de Jesus para comentar as declarações de Telmário Mota e Aguarda retorno.

Leia, na íntegra, a publicação do senador Telmário Mota:

Roraima cansou de ser um palco de inverdades

Querer jogar a crise dos Yanomamis no colo dos garimpeiros é uma grande injustiça, é encobrir a verdade, pois essa crise é causada por dois principais motivos: a CORRUPÇÃO e a falta de uma política indigenista eficiente.

Esse DSEI estava sendo coordenado por uma máfia, indicada pelo senador Mecias de Jesus, um homem que onde coloca as mãos tem destruição ou corrupção.

Esses ladrões devem ser responsabilizados por esse genocídio e pela morte dessas 570 crianças nos últimos quatro anos.

Temos também que mudar a política indigenista do país. Os povos indígenas que ainda vivem de forma primitiva têm um modo de vida e costumes que deve ser preservado, mas a maioria dos povos indígenas já estão aculturados e estes querem políticas públicas, com a inclusão social, econômica e política.

Falo isso com a autoridade de ter nascido em uma comunidade indígena e ali ter vivido até meus 11 anos, além de ter sido o único político a colocar recursos nos DSEIs desde a sua criação. Foram R$ 3 milhões no Dsei Yanomami e mais R$ 2,8 milhões no Dsei Leste.

Intervenção federal já nesses DSEIs, com punição rápida aos corruptos e culpados.

É preciso também que se faça financiamentos e cooperação técnica na agricultura e na pecuária para os povos indígenas aculturados.

Do contrário, tudo isso é só show midiático para “inglês ver”, sem solução para os verdadeiros problemas.

Telmário Mota – Senador da República

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here