Foto: Associação Urihi Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu, na noite desta sexta-feira (20), o comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, com duração de 90 dias. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Lula está em Roraima neste sábado (21) junto à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.

O comitê instituído será responsável por discutir as medidas a serem adotadas para enfrentar a desassistência sanitária das populações em território Yanomami e os problemas sociais e de saúde dela decorrentes, além de articular com outros poderes e unidades da federação.

O grupo terá 45 dias para entregar um plano de ações estruturantes, a partir da publicação do decreto que institui o comitê. A coordenação do grupo será composta de representantes da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério da Saúde, do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here