O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja neste sábado (21) para o estado de Roraima onde vai tratar de questões relacionadas à desnutrição de crianças indígenas dos povos Yanomami.
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, disse o presidente nas redes sociais.
Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami.
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2023
Em Roraima, o presidente será recebido pelo governador Antônio Denarium. Em uma rede social, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que Lula visitará estruturas de atendimento à saúde indígena.
Na publicação, Denarium ainda enfatiza que os centros de saúde para a população indígena são de “responsabilidade do governo federal”.
𝗡𝗢𝗧𝗔 pic.twitter.com/1pRcZSgUPS
— Antonio Denarium (@antoniodenarium) January 20, 2023
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também se pronunciou sobre a situação que assola o estado integrante da Amazônia Legal e que abriga boa parte da população indígena brasileira.
“É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último Governo. O Ministério dos Povos Indígenas tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos”, disse Guajajara.
Segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Roraima é o estado com a maior população indígena do país, dos 631 mil habitantes, mais de 50 mil se declaram indígenas.
– Já escondí minha carteira.