Foto: Marcello Casal

A economia brasileira recuou pelo quarto mês seguido, segundo os dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC). O estudo divulgado nesta sexta (13), e considerado como a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apontou uma queda de 0,55% em novembro de 2022.

Segundo as informações do Banco Central, novembro foi o quarto mês seguido com um recuo na atividade econômica nacional. Confira o resultado dos últimos seis meses:

  • Novembro/2022: -0,55%;
  • Outubro/2022: -0,28%
  • Setembro/2022: -0,11%;
  • Agosto/2022: – 1,21%;
  • Julho/2022: +1,87%;
  • Junho/2022: + 0,99%.

De acordo com o BC, em comparação com novembro de 2021, o IBC-Br cresceu 1,65%. Na parcial de 2022, o índice aumentou 3,26% e, nos últimos 12 meses até novembro, o crescimento foi de 3,15%. Os dados foram calculados após o ajuste sazonal, que “compensa” comparações realizadas em períodos diferentes.

Essa desaceleração da economia ocorreu no contexto de juros altos por causa do combate das pressões inflacionárias. Segundo a Guide Investimentos, a expectativa do mercado era que o índice fosse de -0,2%, por causa dos sinais de desaceleração apresentados nos últimos dados setoriais econômicos.

IBC-BR: O que é?

O IBC-BR é calculado pelo Banco Central para avaliar o crescimento da economia brasileira. O principal objetivo desse indicador é prever o resultado do PIB para um determinado período.

O índice reúne informações do nível de atividade dos três setores da economia nacional: agropecuária, indústria e serviços.

Enquanto o IBC-Br é de responsabilidade do Banco Central, o PIB é monitorado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

1 comentário

  1. – Pois é, Até o ano passado, de 2022, o PIB brasileiro era revisto, PARA CIMA, a cada bimestre. Agora, cresce como rabo de cavalo, a cada semana. Faz um “L”, seu trouxa imbecil.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here