Praça do Centro Cívico, sede dos Três Poderes em Roraima. Foto: reprodução.

Os três Poderes de Roraima emitiram notas repudiando e condenando os ataques de vândalos ocorridos neste domingo (8) às instituições em Brasília. Os atos antidemocráticos acabaram causando intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha. O Supremo Tribunal Federal (STF) considera que o governador foi omisso com relação ao policiamento na praça dos Três Poderes, na capital Federal.

Veja o posicionamento oficial dos Poderes em Roraima.

Poder Executivo: 

Em nota, o governado de Roraima, repudiou os ataques. “Somos favoráveis às manifestações e discussões no campo das ideias, mas quando caminham para a desordem perdem sua legitimidade e colocam em risco a democracia”.

O governador Antonio Denarium também se manifestou. “Respeito as manifestações no campo das ideias e acredito que o diálogo será sempre o melhor caminho na consolidação da democracia. Não aceito a violência como forma de busca de soluções. Roraima estará sempre alinhada com a democracia”, publicou.

Poder Legislativo: 

Em nota, a Assembleia Legislativa de Roraima defende a “apuração e punição rigorosa de todos os envolvidos nestes atos que atentaram frontalmente contra o Estado Democrático de Direito, para que sejam punidos em conformidade com as leis vigentes no país. Por fim, reafirma o compromisso deste Poder Legislativo Estadual com a preservação do Estado Democrático de Direito e que em momento algum compactuará com qualquer iniciativa que vise a um atentado à Democracia por parte de quem quer que seja”.

Poder Judiciário:

O Tribunal de Justiça de Roraima publicou que “Manifestações políticas pacíficas fazem parte da democracia, mas vandalismo e destruição do patrimônio público é crime, e os responsáveis devem ser identificados e responder com o rigor da lei. Os Tribunais de Justiça nos estados não medirão esforços para contribuir com a responsabilização dos radicais”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here