Joenia Wapichana (Funai) e Lula. Foto: Divulgação

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) afirmou, nesta sexta-feira (30), que aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai). “Considerando a demanda dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução e o fortalecimento dos direitos, principalmente em relação à demarcação. Por isso, eu aceitei o convite”, afirmou.

O grupo de trabalho dos povos indígenas que atuou na Transição propôs em seu relatório a retirada da Funai do guarda-chuva do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Esperamos a decisão do novo governo”, declarou Joenia.

A coletiva de imprensa, na qual ocorreu o anúncio da futura presidente da Funai, contou com o presença do cacique Raoni, que lidera a etnia caiapó. De acordo com seu intérprete, Patxoni, a conversa com Lula circundou a defesa da condução dos órgãos indigenistas por indígenas. “Não é de agora que eu converso com Lula. E, hoje, conversamos sobre a indicação de indígenas para órgãos indigenistas, incluindo na Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde]”, destacou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here