Deputada Joenia Wapichana (Rede-RR). Foto: ascom parlamentar.

A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para se despedir após quatro anos de mandato.

“Em fevereiro de 2019 assumi como a primeira deputada indígena do Brasil. Atuei ao logo desses quatro anos honrando o meu compromisso de atuar em defesa dos direitos dos povos indígenas, de toda população brasileira e da democracia. Hoje, fiz o meu último discurso na Tribuna, momento que marca na história política desse país, a presença indígena no Congresso Nacional. Foi um mandato necessário e fundamental num momento difícil, com um governo declaradamente anti-indigena, que prometeu não demarcar nenhum centímetro de terra, perseguiu lideranças, negou direitos e muitos outros retrocessos. Foi difícil, mas conseguimos avanços importantes. Como sempre disse, não sou a única e nem a última porque está vindo uma Bancada Indígena para continuar esse trabalho no Congresso Nacional. Agradeço aos servidores dessa Casa, assessores, aos membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e todos que contribuíram com este mandato. Não é uma despedida, mas um até breve, porque a luta continua”, disse a deputada.

Joenia é um dos nomes cotados para assumir o Ministério dos Povos Originários, já anunciado pelo governo Lula (PT). Ela obteve 11.221 votos para a disputa de deputada federal em 2022, não conseguindo atingir o quociente eleitoral necessário.

 

 

1 comentário

  1. – Mais um mandato pífio que se encerra. Quem conhece Joenia Wapichana, como eu conheço desde as tratativas para expulsão dos rizicultores da área da reserva Raposa Serra do Sol, não tem o que aplaudir. É apenas mais uma interesseira, exploradora oportunista com que a esquerda doente nos acossa. O parlamento se livra de mais uma doente.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here