Campus Boa Vista. Foto: Ascom IFRR/CBV

O Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR) divulgou nota pública nesta terça-feira (29), onde diz que o Ministério da Educação (MEC) retirou R$ 1,4 milhão dos limites de empenho distribuído e não utilizado pela instituição.

Apesar de estipulado como prazo máximo para empenho de despesas o dia 9 de dezembro, o governo federal, por meio do MEC, retirou todos os limites de empenho distribuídos e não utilizados pelas instituições de ensino, enquanto define um montante total para o bloqueio orçamentário efetivo. Com essa retirada, o IFRR sofre a baixa de mais de R$ 1,4 milhão. Esclarecemos que tais medidas do governo federal atingem 5.542 estudantes de ensino técnico e superior do IFRR, já que se trata de recursos destinados à manutenção geral do instituto, afetando diretamente a assistência estudantil, bolsas de estudo, atividades de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios, além de serviços de limpeza e segurança dos cinco campi“, diz a nota.

A reitoria do Instituto diz lamentar a situação avalia a situação como preocupante, pois toda a Rede Federal já vinha passando por dificuldades para cumprir com o pagamento de despesas básicas, e, com esse bloqueio, passaram a uma realidade que chega “ao limite insustentável”.

Destacamos ainda que todo o corpo diretivo do IFRR está mobilizado neste momento, visando ao planejamento mais cuidadoso e sensato possível das medidas que deverão ser adotadas, levando em conta, sobretudo, as necessidades dos estudantes e a importância da educação para o estado e para todo o país“, conclui.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here