Hospital Geral de Roraima (HGR). Foto: Secom RR

O ano de 2023 terá reforço nas ações de Governo com a destinação de emendas parlamentares da bancada roraimense. Nesta terça-feira (8) o governador Antonio Denarium (PP) se reuniu com os parlamentares de Roraima, para discutir as propostas de emendas para o próximo período do Orçamento Federal.

Além dos senadores e deputados roraimenses, o encontro contou com a presença dos prefeitos de Amajari, Cantá, Pacaraima, São João da Baliza, Bonfim, Iracema, Rorainópolis, como também de secretários e representantes de autarquias estaduais e federais de Roraima.

Durante a reunião, Denarium apresentou um documento estruturado com sugestões para as captações de recursos dentro do Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2023. A peça é norteada em sete eixos e propõe a captação de recursos para execução de ações e programas nas áreas de economia, infraestrutura, desenvolvimento, saúde, segurança e bem-estar social.

A proposta inclui políticas voltadas ainda para a inclusão digital, fomento para agricultura indígena, incentivo à produção de leite, programas de eletrificação de assentamentos e melhoria na segurança pública.

O documento, consolidado pelo Governo, apresenta um roteiro de ações que podem mitigar desafios e entraves na execução de políticas públicas intersetoriais robustas de infraestrutura para modernizar Roraima e, como consequência, melhorar a qualidade de vida de roraimenses de todas as regiões do Estado. O governador Antonio Denarium adiantou na reunião que ficou definida a construção de mais um bloco do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

“Outra ação muito importante é que vamos colocar emendas do Orçamento Geral da União para recuperar os trechos Norte e Sul da BR-174, além da BR-210”, disse.

SISTEMA SANITÁRIO

Entre as ações, ficou destacado ainda o início da sexta etapa da ampliação do sistema de esgoto sanitário em Boa Vista, que será a primeira capital brasileira com sistema de esgotamento sanitário com cobertura de 100% do território.

“Vale ressaltar também o investimento em unidades habitacionais devido ao número crescente de imigrantes venezuelanos e da população em geral por meio de emendas parlamentares junto à Caixa Econômica Federal”, declarou Denarium.

INFRAESTRUTURA E SAÚDE

Com recursos divididos entre R$ 284 milhões para as emendas de bancada e de R$ 20 milhões para as emendas individuais, a previsão é que o Estado invista de forma maciça na continuidade de ações que fortaleçam a oferta de serviços de saúde pública para os roraimenses e modernizem a infraestrutura do setor até 2040.

“Houve uma discussão longa onde deliberamos por aplicar parte dos recursos na construção de mais um bloco para o HGR do mesmo tamanho do anterior”, afirmou o deputado federal e senador eleito Hiran Gonçalves, que também é coordenador da bancada de Roraima no Congresso Nacional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here