Foto: Fecomércio Roraima

A intenção de consumo das famílias roraimenses em outubro caiu para o menor nível em 12 meses, de acordo com análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados de elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice foi de 87,8 pontos.

Houve queda pelo sexto mês seguido na intenção de consumo em Roraima, caindo 3,5% na comparação com o mês de setembro e 1,8% a menor do que o mesmo período do ano passado, fincando ainda mais baixo do nível de satisfação (100 pontos), que nos últimos 30 meses só foi ultrapassado nos meses de abril e maio deste ano, o que demonstra um sentimento mais pessimista, por parte das famílias roraimenses, em relação a sua intenção de consumo.

Cinco dos sete subíndices do ICF apresentaram queda em outubro, com destaque para a redução no Compra a prazo (referente ao acesso ao crédito), que caiu 9,5%, atingindo o valor de 78,5 pontos, sendo que 51% das famílias entrevistadas afirmaram está mais difícil ter acesso ao crédito, na comparação com o ano passado.

Outra queda em destaque foi na perspectiva de consumo, que caiu 6,0%, apesar disso esse subíndice continua sendo o mais bem avaliado entre os entrevistados atingindo o valor de 116,6 pontos.

Dentre os subíndices que apresentaram crescimento, destaca-se o referente ao momento para comprar bens duráveis, apresentando elevação de 3,2% na comparação com setembro, contudo, ainda estamos abaixo do nível de satisfação, ficando com 58,9 pontos, sendo que 68% dos entrevistados afirmarem que este ainda é um mau momento para comprar esse tipo de bens.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here