Foto: Giovani Oliveira/Semuc

O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em mais uma edição do projeto Ciclo das Quintas, apresenta nesta quinta-feira, 27, um concerto especial, tendo no repertório obras do compositor finlandês Jean Sibelius. Promovido em parceria com a prefeitura, o evento vai acontecer na Sala Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 20h.

Entre as obras apresentadas, destaca-se a “Sinfonia Nr. 05” (Op. 82), considerada uma das obras mais apreciadas de Sibelius e que foi estreada em 1915, no dia do 50º aniversário do músico.  Além de “Andante Festivo“, concerto notável por sua rica sonoridade e fluxos suaves e contínuos de frases melódicas. Esta criação foi a última apresentação de Sibelius como maestro.

Nascido em Hammenlina, na Finlândia em 1865, Sibelius destacou-se por elevar a cultura e o folclore finlandês em sua música. Violinista de formação, tinha pouca afinidade com o piano. E só mais tarde passou a escrever obras genuinamente pianísticas, encontrando no instrumento as texturas musicais que ele conseguiria com a orquestra completa.

No espetáculo em Boa Vista, a Orquestra Sinfônica do IBVM vai interpretar ainda a “Serenade Nr. 02 Para Violino e Orquestra” (OP. 69), que será interpretada pelo professor da Cátedra de Violino e spalla Rafael Dommar e a “Finlandia” (Op. 26), poema Sinfônico escrito em 1899, que evoca a luta nacional do povo finlandês trazendo, ao final, o sereno e melódico Hino da Finlândia, composto pelo próprio Sibelius.

Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser encontrados no site Bilheteria Digital, ou na sede do IBVM localizada na Praça do Mirandinha, Rua da Tangerineira 411, Caçari.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here