Foto: PAC/divulgação

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sanchsida, chega a Roraima nesta quarta-feira (19), para assinar a ordem de serviço que libera o início das obras do linhão de Tucuruí, que interligará Roraima ao Sistema Elétrico Nacional.

O linhão permitirá reduzir o consumo de combustíveis fósseis caros e poluentes e possibilitar cortes tarifários para todos, disse à BNamericas o ex-presidente da empresa federal de pesquisa energética EPE, Maurício Tolmasquim. “Além disso, aumentará a segurança do fornecimento de energia na região”, destacou.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a concessionária responsável pelo projeto é a transmissora Transnorte Energia (TNE), composta por Alupar e Eletronorte. O investimento estimado nas obras, que têm 1% de avanço físico, será de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. A operação comercial está prevista para setembro de 2025.

Na terça-feira (28), o governo publicou uma resolução que reconhece o interesse estratégico das obras que ligarão o estado de Roraima à rede nacional. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o projeto permitirá que os consumidores do estado usufruam dos mesmos níveis de qualidade de fornecimento de energia do restante do Brasil, e resultará em redução de custos estruturais para os consumidores.

Também levará a uma redução na geração de energia a partir de fontes de combustíveis fósseis, já que Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, atualmente é altamente dependente de usinas térmicas. Nos próximos 36 meses, serão construídos cerca de 715 km de linha de transmissão, sendo 425 km em Roraima e 290 km no Amazonas, ao longo da rodovia federal BR-174, que liga as capitais Boa Vista e Manaus.

Cerca de 122 km da linha estarão na terra indígena Waimiri Atroari. As obras da subestação Boa Vista estão programadas para começar no próximo mês. Já foi assinado um acordo legal para resolver questões relacionadas aos indígenas para cumprir as condições estabelecidas no plano de construção da linha de transmissão.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here