A economia de Roraima deve liderar o crescimento de todos os estados brasileiros em 2022, com alta de 7%. O desempenho também supera a previsão para o PIB do Brasil em igual período, de avanço de 2,6%. As estimativas fazem parte de um estudo especial do Departamento Econômico do Santander sobre economia regional.

Realizado anualmente, o levantamento apresenta projeções do banco por estados e regiões do País para o horizonte de 2020 a 2023. Os últimos dados oficiais do IBGE para as economias estaduais foram publicados em 2019.

Nos cálculos de Gabriel Couto, economista do Santander e autor do estudo, o setor de serviços será a principal mola propulsora para o dinamismo econômico em Roraima, com alta estimada de 7,7% no ano corrente – a expectativa para o crescimento do setor na média nacional é de 3,3% na mesma comparação.

“Pelo segundo ano consecutivo, o setor de serviços, que representa quase 87% da economia de Roraima, deve ser destaque no PIB. O estado deve ter o maior crescimento entre todas as unidades federativas, tanto em 2021 quanto em 2022”, aponta Couto. Em seus cálculos, a economia roraimense cresceu 8,5% no ano passado.

Outra contribuição positiva para o crescimento em Roraima deve vir da indústria, que tem peso de 7,8% no PIB estadual. O Santander espera expansão de 2,8% para o PIB industrial do estado neste ano, enquanto a Região Norte, em contrapartida, deve mostrar recuo de 3,4% no setor. Em 2020 e 2021, o PIB da indústria roraimense cresceu 0,6% e 10,6%, respectivamente, estima o banco.

Já o PIB da agropecuária de Roraima deve avançar 1,9% em 2022, de acordo com o levantamento do Santander, o terceiro maior crescimento no setor na Região Norte, atrás apenas do Tocantins e do Amapá. “Apesar do crescimento da fronteira agrícola no Norte, o peso das commodities agrícolas ainda é relativamente menor no PIB da região”, pondera Couto. O PIB agro tem participação de 8,8% na economia da região Norte, e de 5,5% na economia roraimense, aponta o Santander no estudo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here