Foto: Arquivo/Agência Brasil

Um líder indígena, identificado apenas como Cleomar de 46 anos, foi morto a tiros e um adolescente, de 15 anos, ficou ferido em um ataque de garimpeiros na Terra Yanomami. O incidente, denunciado pelo Conselho Indígena de Roraima, ocorreu na noite do último domingo (2), na Comunidade Napelrobi, em Alto Alegre, no interior de Roraima.

De acordo com o Conselho Indígena de Roraima (CIR), que denunciou o ataque, “a comunidade está totalmente desprotegida e teme por mais derramamento de sangue”. O caso já foi registrado na Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Indio (FUNAI) e demais órgãos competentes, ao qual foi solicitado com urgência a presença da força estatal na área da comunidade.

Ainda de acordo com a organização liderança da comunidade disse que o ataque ocorreu de surpresa. Um grupo de mais de dez homens atirou contra cinco indígenas que estavam em uma tenda. Cleomar foi atingido no rosto e tórax. O corpo teria sido enterrado em um espaço da comunidade.

O adolescente foi atingido no rosto e levado para o Hospital Geral de Roraima (HGR). Depois dos exames, encaminhado para a Casa de Apoio a Saúde Indígena (Casai). Ainda não se sabe a motivação do ataque

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here