Senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). Foto: Agência Senado.

O Senador Mecias de Jesus (Republicanos) saiu como o grande vitorioso das eleições de 2022, em Roraima. Ele que sequer concorreu, acabou o pleito deste ano conseguindo eleger o seu governador, três dos oito deputados federais, incluindo o mais votado foi o filho, Jhonatan de Jesus, e, para fechar a ponte aérea BVB-BSB em grande estilo, elegeu ainda o primeiro suplente do senador eleito Hiran Gonçalves (PP), J.R. Rodrigues, presidente de seu partido e seu compadre.

Todo mundo em casa

O filho não pretende permanecer no cargo por muito tempo, já que tem coisa maior em mente. Com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Jhonatan de Jesus (Republicanos) irá se lançar candidato a uma vaga vitalícia de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), no começo de 2023, a ser decidida pelo Congresso Nacional. Apesar do apoio de peso, o nome ainda não é bem visto em Brasília. Mas, para Mecias, o importante é ter garantido as vagas do partido no Congresso para o mandato 2023-2026. Além do filho, Mecias também elegeu, pelo seu Republicanos, o defensor público Stélio Dener e o ex-vereador de Boa Vista, Albuquerque.

O jornalista J.R. Rodrigues é assessor de Mecias há muitos anos e braço direto do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, atual senador. Jota também é o presidente do Republicanos em Roraima, cadeira esta que foi cedida por Mecias. Na ausência de Hiran, Jota assume, fazendo valer o voto-duplo que Mecias sempre quis no Senado desde quando assumiu, na ocasião em foi acusado de votar duas vezes para escolher a mesa-diretora, em 2019.

Nesta campanha, Mecias também elegeu seu presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, que até um dia desses era do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, 65. O senador ganhou tudo, quem perdeu fomos nós.

O plano de Mecias de Jesus é se tornar governador de Roraima, já em 2026. Com ou sem o apoio do mandatário atual. O que ele talvez não esteja esperando para tão breve, é que haja rebeldia por parte de Antonio Denarium (PP), o governador reeleito, que também tem os seus prediletos. Denarium já começou a se queixar aos mais próximos que não continuará cedendo tanto espaço para Mecias em sua gestão, a partir de agora. O tom de amizade começa a mudar.

Torcida organizada, só que contrária

A briga do grupo vitorioso será agora contra o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), que precisará resistir à maior torcida contrária já vista dentro desse estado, partindo da Câmara Municipal de Boa Vista, passando pela Assembleia Legislativa de Roraima, visitando o Palácio Senador Hélio Campos, e, por fim, voando à Brasília, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A próxima bancada de Roraima requer, mais do que nunca, atenção especial do eleitor, principalmente quando o assunto for Brasília, que parece mais distante de nós, mas não é. É de lá que vem a maior parte dos recursos para se administrar as prefeituras em Roraima. Boa Vista não pode ficar à mercê de um projeto pessoal de poder. Cada recurso disposto pelos parlamentares precisam ter o nosso acompanhamento diário. Se não houver direcionamento de recursos federais à capital, fica difícil o prefeito conseguir trabalhar. E é justamente essa a intenção deles.

Todos os próximos passos agora serão voltados à campanha de 2024, pela Prefeitura de Boa Vista. Até então, Soldado Sampaio é o nome escolhido pelo senador mais poderoso de Roraima. Se sua desenvoltura política de subserviência ao Governo do Estado continuar a mesma,  vivendo à sombra do aval do governador, Sampaio pode ser passado para trás pelo próprio grupo em que está. O deputado que agora sonha em ser prefeito, terá que trabalhar muito para mostrar competência que justifique tal aspiração. Para começar, deveria explicar aos seus eleitores o crescimento exponencial de seu patrimônio declarado nestas eleições.

Ao prefeito, boa sorte. Não vai ser fácil manter o equilíbrio e a inteligência emocional diante do fechamento de torneiras e ataques que virão pela frente. Mas não dá para desistir nunca do caminho da esperança. Ao cidadão, atenção. Nossas escolhas é que decidem por quais caminhos nossa vida seguirá.

Que venham os próximos tempos. E que Roraima sobreviva.

 

1 comentário

  1. – O Prefeito Artur Henrique nem precisa de adversários de outras legendas. Seu maior problema está dentro do próprio grupo que integra ou alguém tem dúvidas de que figuras que estão atualmente sem mandato de nenhuma natureza voltará a candidatar-se à “alcadia” de Boa Vista em 2024? É esperar e comprovar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here