Foto: divulgação TV Globo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), voltam a se enfrentar no debate da TV Globo nesta quinta-feira (29), o último antes do primeiro turno das eleições.

O debate, previsto para as 22h30, poderá ser decisivo para os dois. A campanha do petista vê o evento como uma oportunidade para atrair votos úteis e indecisos e liquidar a fatura já no primeiro turno, enquanto a equipe do chefe do Executivo enxerga nele a possibilidade de ganhar uma sobrevida na corrida eleitoral.

Em todas as pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias, Lula lidera a disputa com mais de 50% dos votos válidos. No Datafolha do último dia 22, Lula tem 50% contra 35% de Bolsonaro. Na sondagem do Ipec  da segunda-feira (26), o petista tinha 52% dos votos válidos e o ocupante do Palácio do Planalto, 34%. Nesta quinta-feira será divulgada uma nova pesquisa do Datafolha.

Tranquilo quanto ao desenvolvimento da sua campanha nos dias finais antes da eleição, Lula  minimizou a importância do debate e afirmou em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, na terça (27), que “não tem debate que vire o jogo”.

Mas, segundo aliados do ex-presidente, Lula se concentrou para o debate, dedicando-se aos preparativos com um grupo de colaboradores.

Para o debate desta quinta, a orientação é que Lula seja incisivo em resposta aos ataques que receba.

Há uma expectativa de que Bolsonaro seja mais agressivo e provocador. Um aliado do ex-presidente diz ainda que é esperado que o candidato Padre Kelmon (PTB), substituto do bolsonarista Roberto Jefferson (PTB) na corrida eleitoral, faça dobradinhas com Bolsonaro, como fez no debate do SBT.

Lula vai dialogar com o eleitor, especialmente da classe média, vai se mostrar agregador e um defensor de um pacto contra a fome e pela reunificação do país.

Por sua vez, aliados de Bolsonaro avaliam que o debate presidencial da TV Globo é a oportunidade para que ele esboce reação e garanta vaga no segundo turno.

A estratégia de Bolsonaro deve ser a de fazer acusações contra Lula.

A campanha bolsonarista considera que o debate da Globo é a última chance para enfrentar diretamente Lula e causar estrago na imagem de Lula, o líder absoluto da disputa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here