Foto: reprodução.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Roraima (Abrasel Roraima) quer entrar com pedido para reduzir o período da proibição do consumo e da comercialização de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição em Roraima. A medida, também conhecida como ‘Lei Seca’, será adotada em todo o estado das 23h deste sábado (1º) até às 20h de domingo.

O presidente da Abrasel em Roraima, Bruno Dantas, afirmou que irá entrar com pedido de liminar na Justiça para reduzir o período de ‘lei seca’ para 11 horas – de 6h às 17h de domingo (2).

“Fomos a classe mais prejudicada na pandemia junto com bares e eventos. e o sábado é o dia de maior venda. Este prazo irá prejudicar muito, até por que em Roraima é peculiar que as pessoas saiam tarde”.

Como não há previsão na legislação eleitoral sobre o tema, cada Estado pode definir pela proibição ou não. Em Roraima, a portaria publicada no dia 19 de setembro e justificada pela “necessidade de assegurar a plenitude do exercício da democracia”.

Além de Roraima, outros sete estados já haviam publicado portarias determinando a restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas nesta eleição: Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins.

Nos estados em que há esta proibição, quem descumprir é enquadrado no crime de desobediência, previsto pelo artigo 347 do Código Eleitoral. A pena vai de três meses a um ano de detenção e pagamento de 10 a 20 dias-multa. A população pode ajudar fazendo denúncias pelo aplicativo “pardal”, que pode ser baixado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here