Foto: Divulgação/Assessoria

A ex-prefeita de Boa Vista e candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), criticou a gestão da Saúde estadual e negou que irá privatizar a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). As declarações foram dadas durante entrevista nesta segunda-feira (5) na Rádio Tropical.

“Do jeito que está, não é possível garantir que a saúde seja satisfatória para a população. Precisamos mudar radicalmente a gestão da saúde e acabar com o câncer, que é a corrupção”.

A candidata também criticou a estrutura provisória do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), que funciona no espaço do antigo Hospital de Campanha. “Não pode ser como está hoje, com as crianças nascendo dentro daquela estrutura que, quando chove, molha mais dentro do que fora”.

No início de agosto, por duas vezes, as tendas provisórias que abrigam a maternidade tiveram danos estruturais em razão das fortes chuvas do inverno, causado transtornos para pacientes e servidores. O espaço funciona em uma estrutura alugada pelo governo. Em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assinou o contrato de aluguel por R$ 10 milhões por um ano.

A candidata também prometeu abrir um hospital pediátrico em Rorainópolis e valorizar os servidores estaduais, com a aplicação correta do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR).

“O Hospital da Criança de Boa Vista não tem condições de atender todo o estado e países vizinhos. Vamos construir uma unidade em Rorainópolis, fazer concursos públicos, dar segurança aos funcionários. Vamos implantar o PCCR assim que assumir, como deve ser feito. Vamos criar também uma central de medicamentos para que possamos trabalhar informatizados assim como fizemos em Boa Vista”, garantiu Teresa.

Caer

Teresa também negou que irá privatizar a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) e garantir o abastecimento adequado de água em todo o estado.

“Vamos trabalhar com a Caer fortalecendo a sua estrutura, seus equipamentos, capacitando os funcionários, atuando na prevenção. Em muitos lugares do estado a água está insalubre. Falta muita agua, inclusive em Boa Vista. Precisamos informatizar a companhia para que a água chegue da forma como as pessoas precisam”, explicou Teresa.

Vicinais 

A candidata ainda disse que quer assumir a responsabilidade sobre a gestão das vicinais em Roraima. “Quem abre estradas é o governo, sempre foi assim. Os municípios praticamente não têm recursos para manter a cidade, imagina cuidar das vicinais. As estradas, pontes, serão responsabilidade do estado e vamos articular com o governo federal a manutenção das estradas federais”, disse.

Educação

A candidata também prometeu que irá garantir uniformes de graça aos estudantes de escolas militarizadas e que irá levar fibra óptica para todos os municípios.

“A partir do ano que vem os alunos não vão precisar comprar uniformes, porque quando você coloca preço de uniforme de R$ 1.500 você tira a oportunidade de muitos jovens. Vamos fazer com que nosso estado tenha qualidade com a tecnologia. Somos o estado mais isolado do Brasil e o que nos liga ao restante do país é a internet e ela é fundamental para a educação dos nossos jovens, tanto nas escolas como nas universidades”, complementou Teresa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here