Uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami prendeu 25 pessoas e apreendeu 36 aeronaves utilizadas por organizações no garimpo ilegal e outros crimes ambientais. A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os resultados foram divulgados nessa quinta-feira (2).
A ação também teve o objetivo de restabelecer as Bases de Proteção Etnoambiental na região. Segundo o MJSP, a operação iniciou em agosto e os números são resultado dos últimos três meses de ações.
Também foram identificados três locais onde eram realizadas manutenção de aeronaves sem a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Um total de 15,6 mil litros de combustíveis foram confiscados. A operação resultou ainda em 23,9 toneladas de minérios apreendidos e 119 munições embargadas.
A operação Guardiões do Bioma – Terras Indígenas é uma força tarefa coordenada entre órgãos governamentais para enfraquecer as organizações criminosas que atuam na Amazônia Legal promovendo o desmatamento e o garimpo ilegal. Essa é a segunda ação do grupo na terra Yanomami, em 2021 por exemplo, 90 aeronaves foram apreendidas e 22 foram destruídas.
Cot!camom camom, justiça em favor dos más fracos e humildes, seja feita! Servir e proteger…