Teresa Surita (MDB). Foto: divulgação.

A candidata ao governo de Roraima pelo MDB, Teresa Surita, tem mostrado que é capaz de governar Roraima sem utilizar-se das firulas ou enganações prometidas nos últimos anos pelo governador Antonio Denarium (PP), candidato à reeleição. Teresa tem utilizado sua energia para difundir ideias criativas e palpáveis, com condições reais de realização, para as inúmeras áreas sucateadas e desprezadas pela atual gestão, e mostrado que tem todas as ferramentas em mãos para desenvolver uma gestão eficiente, que é o que Roraima precisa.

Dentre os destaques do plano de governo de Teresa estão: na educação, ela quer ofertar o ensino integral, melhorar a educação nas escolas, incluindo as militares – que serão mantidas – e fortalecer a rede pública estadual de ensino, sobretudo com a valorização dos professores e demais servidores da área.

Na saúde, Teresa quer modernizar unidades de atendimento, gerir com eficiência e modernidade o HGR, a maternidade e os demais hospitais que são de competência do governo, apesar de Denarium agora estar tentando jogar a gestão de algumas unidades para a Universidade Estadual (UERR). Além disso, ela pretende também aumentar a quantidade de profissionais, melhorar e ampliar o atendimento, oferecer apoio integral à saúde da mulher, dos dependentes químicos, dos idosos… tudo aquilo que é papel do Poder Público mas não tem sido feito.

Na agricultura, ela pretende ajudar ao povo do campo oferecendo condições de trabalho, estradas, integrando e desenvolvendo o interior, quer acelerar a regularização fundiária, promover o apoio necessário para que o agronegócio se expanda e seja referência, tendo em vista que há condições e capacidade para Roraima ser uma das maiores fronteiras agrícolas deste país.

Na segurança, Teresa promete aparelhamento total, com valorização dos servidores e a implantação de políticas nacionais que tem surtido efeito em outras localidades. Vai ampliar o efetivo policial, implementar um Centro Estadual de Gerenciamento de Crises, dando as condições necessárias para que as forças de segurança desempenhem o seu papel.

Na economia vai facilitar a abertura de empresas, acabar com o pagamento antecipado de ICMS, promover o empreendedorismo, e garante não medir esforços para que a ligação terrestre até Gerogetown, capital da Guiana, seja concluída, alterando completamente a logística que hoje é um desafio para o desenvolvimento comercial de Roraima. Vai apoiar os municípios, capacitar pessoas e ofertar aquilo que o atual governo não dá: condições de o pequeno empresário se manter de pé ainda que diante de cenários negativos para a economia.

No social, Teresa quer implantar uma atenção especial à primeira infância em todo o estado, assim como fez na capital. Pretende voltar os olhos também aos idosos e às pessoas com deficiência. Quer trabalhar para evitar a violência doméstica, o ostracismo entre os jovens, e combater a fome e a desigualdade social, tão latentes por aqui.

Tem ainda projeto para a cultura, para os transportes, turismo, esporte e lazer, habição, tecnologia, saneamento, energia elétrica, geração de emprego, entre tantas áreas que necessitam, obrigatoriamente, de um gestor eficente no comando.

Para ver o plano de governo, na íntegra, clique aqui.

Já Denarium, tem mostrando na televisão um projeto de um novo parque Anauá, que já tinha sido anunciado há dois anos e não saiu do lugar. Não fala das obras que nunca começaram, como o novo IML, as reformas das feiras, Casa da Cultura, Teatro Carlos Gomes, museu, Totozão, e tantas outros projetos que foram só anunciados e nunca saíram nem do papel nessa gestão. Fala, fala, fala, promete, promete, promete… e o roraimense na espreita, observando quem tem palavra.

A escolha nunca foi tão fácil, é só comparar o trabalho entregue pelos dois. Uma, cinco vezes prefeita da capital, já mostrou que entende de gestão e de gente. O outro, continua com o discurso de que por aqui, tudo vai muito bem, obrigado. Ambos tiveram a oportunidade de mostrar a que vieram. E mostraram.

Esta é a oportunidade de ver Roraima avançar, crescer e desenvolver com condições de dignidade e esperança a todos.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here