O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) condenou o governador e candidato à reeleição Antonio Denarium (Progressistas) por propagar fake news em aplicativo de mensagens contra a adversária, a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB). A decisão foi publicada nessa segunda-feira (29).
A ação foi impetrada pelo MDB após Denarium enviar um vídeo pela lista de transmissão do WhatsApp em que convida as pessoas a conhecerem o lado mau de Teresa, a chamando de “truculenta” e perseguidora” De acordo com o juiz Marcelo Lima de Oliveira, o material agride a honra da candidata e que é baseado em informações falsas.
“Embora haja a necessidade de se assegurar a liberdade de expressão em momentos como esse, privilegiando a pluralidade e a riqueza inerentes ao debate democrático, não deve haver espaços para agressões infundadas e propagação de discursos de ódio e destruição da honra alheia”, alega o magistrado.
Com a condenação, Denarium foi multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A condenação é a sexta do atual governador desde o início da campanha por irregularidades eleitorais. A reportagem tentou contato com a assessoria para responder sobre a condenação, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.