Foto: divulgação/ MS

Oito municípios de Roraima apresentaram alto risco de infestação para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É o que aponta o resultado do 3º LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti).

De acordo com os dados, Alto Alegre foi o que apresentou o maior percentual dentre os 15 municípios do Estado, com 12,4%. Logo em seguida aparecem Cantá, com 10,9%; Caracaraí, com 10,0%; Boa Vista, com 8,3%; Mucajaí, com 7,9%; Rorainópolis, com 7,5%; Pacaraima, com 6,0%; e Bonfim, com 4,2%.

O levantamento considera alto risco de infestação das arboviroses quando o município obtém índice igual ou superior a 4,0%.

O 3º LIRAa apontou ainda médio risco de Aedes para os municípios de São João da Baliza, com 3,3%; São Luiz, com 3,1%; Caroebe, com 2,6%; Amajari, com 2,1%; Uiramutã, com 1,7%; e Iracema, com 1,3%.

Apenas o município de Normandia apresentou baixo risco dentre todos os municípios analisados, com 0,7%. No levantamento anterior, a cidade estava com alto risco de infestação.

“Esse resultado coloca Roraima mais uma vez em alerta máximo para a transmissão das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, que são as mais ocorrentes aqui no nosso estado”, alertou a gerente do NCFAD (Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosângela Santos.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here