A Universidade Federal de Roraima (UFRR) já recebe inscrições para o Processo Seletivo Específico Indígena (PSEI 2023). Os interessados podem fazer o cadastro até o dia 29 de julho. O valor da taxa é de R$ 70.
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já podem ser feitas. O prazo segue até as 17h30 do dia 8 de julho. Veja abaixo quem pode participar:
- Estudantes que estão cursando ou concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas da rede particular e que têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Os candidatos que se enquadram nas situações acima devem entregar documentação que comprove sua condição. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado no dia 15 de julho e o final, no dia 22.
Vestibular
Este vestibular será formado por duas etapas. A primeira ocorrerá no dia 18 de setembro e contará com questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.
Os estudantes podem escolher fazer as provas nas seguintes línguas: Português, Macuxi, Wapichana,Taurepang, Ye’kuana, Ingaricó, Wai-wai e Yanomami. O cartão, com o local de prova, será informado no dia 9 de setembro.
A segunda etapa será composta por análise curricular. Os inscritos deverão entregar o material entre os dias 19 e 23 de setembro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na Comissão Permanente de Vestibular (CPV) da UFRR: Av. Cap. Ene Garcez, 2413, Bloco IV, Campus Paricarana, Boa Vista.
Confira as próximas datas do processo seletivo:
- 31/10 – Pontuação preliminar da Prova Objetiva, Redação e Currículo
- 09/11 – Pontuação oficial da Prova Objetiva, Redação e Currículo e Classificação preliminar
- 16/11 – Classificação oficial
Vagas
O Vestibular Indígena 2023 da UFRR oferece 210 vagas em 20 cursos de graduação. Há oportunidades reservadas para cotistas por renda e Pessoas com Deficiência (PcD).
Para a carreira de Medicina, são disponibilizadas duas vagas, sendo uma para ampla concorrência e uma para cotistas.
Há vagas para cursos específicos para indígenas: Gestão em Saúde Coletiva Indígena e Gestão Territorial Indígena.