Foto: Folhapress

Os pré-candidatos à frente nas pesquisas eleitorais comentaram o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo (5).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) adotaram posturas diferentes neste final de semana sobre temas como Amazônia, Pantanal, garimpo, energia solar, gestão de resíduos sólidos e o papel internacional do Brasil.

Lula disse que “o amor preserva” e “o ódio queima”, numa referência ao governo de Jair Bolsonaro. Segundo ele, seu governo reduziu o desmatamento da Amazônia em 87%, enquanto o do adversário aumentou a derrubada da floresta em 57%.

O petista divulgou um vídeo com críticas ao garimpo ilegal e à destruição de biomas, como o Pantanal. Ontem, ele participou de um encontro que tratou de meio ambiente.

O ódio queima. O amor preserva.
Com o atual governo, a destruição da Amazônia aumentou 57%. Nos nossos governos, com muito trabalho e respeito, conseguimos reduzir o desmatamento em 87%. Vamos juntos reconstruir o Brasil. Vamos juntos pelo meio ambiente.#OdioQueimaAmorPreserva 

Lula (@LulaOficial) June 5, 2022

Bolsonaro destacou feitos de sua gestão. No Telegram, mencionou o aumento da matriz de energia solar, de 1,4% em 2019, para 6,9% no ano passado. No Twitter, publicou notas em série. Nelas, afirmou que o governo “trabalha em diversas frentes para sanar os problemas ambientais que os centros urbanos geram para a natureza e para os próprios cidadãos”.

Bolsonaro citou programas para a reciclagem do lixo e a gestão de resíduos sólidos. Ele é criticado por ambientalistas, por ações, discursos e projetos de lei que colocam em risco a Amazônia e outros territórios.

MARCO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS:

*Menos burocracia na implementação da política nacional no setor;
*Modelo simplificado e eletrônico de plano de gestão de resíduos;
*Benefícios para micro e pequenas empresas e municípios de até 20 mil habitantes;
*Mais clareza e segurança jurídica.

PLANO DE COMBATE AO LIXO NO MAR:

*Diagnóstico e ação para enfrentar o problema do lixo em rios e oceanos;
*6 eixos de implementação e ações de curto, médio e longo prazo;
*Cerca de 500 mutirões para a limpeza de praias e mangues;
*Estímulo à coleta seletiva e logística reversa.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 5, 2022

Ciro Gomes disse que hoje é “a data correta para lembrar que o Brasil ainda é o país com melhor perfil para liderar a grande luta em defesa da vida no planeta”. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, criticou Bolsonaro e a má imagem do país no exterior.

O ex-ministro disse que jamais “o peso das armas”, “o poder econômico” e “o ecologismo demagógico” darão legitimidade para exercer esse papel. Ciro disse que novas ideias podem equilibrar bem-estar, progresso e defesa do meio ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a data correta para lembrar que o Brasil ainda é o país com melhor perfil para liderar a grande luta em defesa da vida no planeta. Precisamos de líderes capazes de concretizar esta vocação histórica. #DiaMundialDoMeioAmbiente 

— Ciro Gomes (@cirogomes) June 5, 2022

A pré-candidata Simone Tebet (MDB) não fez comentários sobre o meio ambiente em quatro de suas redes sociais e no aplicativo Telegram neste final de semana.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here