O deputado Arthur do Val (sem partido), também conhecido como Mamãe Falei, disse em transmissão pelas suas redes sociais que “parece que as coisas foram um pouco longe demais”, em referência à reação pública aos seus áudios vazados, semana passada. Em viagem à Ucrânia para acompanhar a guerra com a Rússia, Arthur do Val gravou áudios dizendo que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Sobre uma fila de refugiadas do conflito, ele afirma só ter “deusa”. Em outro momento, diz que não “pegou ninguém” porque não tinha tempo.
Em vídeo para o seu canal no YouTube, o deputado comenta sobre as consequências do episódio e diz estar recebendo ameaças. Falou também sobre sua saída do MBL (Movimento Brasil Livre) e o término com sua namorada, Giulia Blagitz.
15 deputados estaduais de São Paulo assinaram uma representação contra do Val por conta de seus áudios. Além disso, do Val relembrou também casos de assédio e de corrupção que, segundo ele, não tiveram a mesma repercussão que o seu episódio. “Eu vou tentar defender o meu mandato“, disse.
“A gente vive em um país onde você tem um deputado que, literalmente, foi encontrado com dinheiro na bunda. Tinha dinheiro dentro da bunda dele e não aconteceu nada com ele”, disse do Val em referência ao dinheiro encontrado na cueca do senador por Roraima, Chico Rodrigues (União Brasil), em outubro de 2020.