Teresa Surita (MDB) é candidata ao governo de Roraima. Foto: Roraima1

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, lançou oficialmente sua pré-candidatura ao governo de Roraima pelo MDB na noite desta terça-feira (15), em evento virtual, por causa da pandemia. Correligionários e jornalistas acompanharam a transmissão ao vivo direto de uma casa de recepções no bairro São Francisco, em Boa Vista.

“O povo de Roraima precisa de cuidado, respeito e responsabilidade dos governantes. Esse Estado pode ser diferente, o povo de Roraima merece mais, merece o que Boa Vista teve”, chancelou o presidente do MDB em Roraima, Romero Jucá.

“Esperança é a palavra-chave da nossa caminhada. Hoje [tem] 10 mil pessoas esperando numa fila de cirurgia. Quantos mais não estão esperando porque não suportaram? Precisamos nos indignar e não aceitar de maneira passiva as coisas como estão. Indignação e coragem: eis aí os dois combustíveis que irão promover a nossa caminhada. Com o apoio do Partido Liberal, o partido do presidente Bolsonaro”, destacou o presidente do PL em Roraima e o pré-candidato a vice-governador na chapa, deputado federal Édio Lopes.

“São 9 anos caminhando juntos e eu só aprendo a cada dia. Você é a gestora que vai transformar Roraima no melhor Estado desse país, porque não apenas entende o que deve ser feito, mas como deve ser feito. Você é especialista em legados, isso ninguém faz igual”, reportou-se à ela o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB).

O aceite

Em seu discurso, Teresa enfatizou sua experiência política como prefeita de Boa Vista por cinco mandatos, e dois como deputada federal. Levantou gargalos cruciais que impedem o desenvolvimento de Roraima, a exemplo da falta de investimentos no serviço público, em obras, e na administração orçamentária do Estado.

Criticou o governo atual por se orgulhar de ter dinheiro em caixa, enquanto investimentos fundamentais, sobretudo no povo, tem sidos dispensados. “O governante não pode tratar o governo como empresa. Empresa é pra dar lucro, governo é pra cuidar das pessoas. Oportunidades reais das pessoas mudarem suas vidas”, declarou.

Ela elencou inúmeras dificuldades vividas pelas comunidades do interior e também lembrou da quantidade de pessoas que têm precisado fazer bingos e rifas para custear tratamentos de saúde que são causa do Poder Público.

Destacou também a má-condução na gestão da pandemia por parte do atual governo e lembrou que tinha um orçamento cinco vezes menor na Prefeitura de Boa Vista, ainda que concentrando 70% da população de Roraima. “Dinheiro tinham. Faltou gestão, responsabilidade e atenção a quem mais precisa. Faltou sentimento e coração”.

A pré-candidata enumerou também diferenças na prestação dos serviços públicos entre Estado e município, e se disse pronta para o desafio.

“Eu aceito com muita vontade e segurança essa missão porque me preparei para este momento a minha vida inteira. Eu estou preparada. Agora é hora de fazer o que fiz por Boa Vista por toda Roraima”, concluiu.

Entrevista 

O Roraima 1 conversou com a pré-candidata ao governo sobre as prioridades de sua gestão, se eleita. Teresa enfatizou que saúde, educação e desenvolvimento econômico são demandas urgentes, apesar de haver necessidades básicas a serem resolvidas em todas as áreas de responsabilidade estatal.

Roraima 1 – O que vira prioridade em Roraima a partir de janeiro de 2023?

TeresaO trabalho que nós temos que fazer é um trabalho intenso, de recuperação, em todas as áreas que precisem ser reestruturadas ou reconstruídas. Por onde você olha você vê prioridade. Eu acho que hoje uma das coisas mais urgentes é a questão da nossa saúde. Porque saúde não espera. Ao mesmo tempo você tem hoje gerações sendo perdidas por falta de educação, universidades estaduais fechadas no estado inteiro, você tem o pequeno produtor completamente abandonado, estradas e pontes que são intrafegáveis. É uma situação de recompor, de olhar para todos, porque todos precisam ter oportunidade para conseguir uma vida melhor. 

Roraima 1 –  A atual gestão se confia muito no agro, inclusive como uma bandeira de campanha. O que a senhora diria para tranquilizar tanto ao grande como ao pequeno produtor do agronegócio?

TeresaO nosso estado é tão rico que tem lugar pra todo mundo. O agro é muito importante. Assim como é também importante o apoio para o pequeno produtor, que é quem põe a comida na mesa, quem gera emprego. Eu posso garantir que nós vamos fazer de Roraima a fronteira agrícola desse Brasil. E eu posso garantir também que o meio ambiente não será um problema para quem quiser investir. As fake news, as coisas que falam ao meu respeito, eles vão ter tempo de me conhecer e eles podem contar comigo. Assim também como todos os outros segmentos. 

Roraima 1 – Entramos em ritmo de campanha. Como deverá ser a sua este ano?

TeresaAgora nós vamos fazer visitas a todos os municípios, reuniões, conversar, levantar todos os problemas com as pessoas. Boa Vista também, eu vou começar a ter uma presença mais intensa, levando essa mensagem de esperança. Mostrar o melhor caminho, a boa política, o compromisso, a responsabilidade, a mudança, a transformação que é possível fazer, vai ser uma longa caminhada, mas eu acredito muito nas pessoas. 

Roraima 1 – E o eleitor do interior, o que tem dito à senhora?

TeresaÀs vezes é difícil ele entender quando a gente fala sobre ‘coisas de qualidade’, porque eles não têm isso. Quando eu falo em educação de qualidade, muitas vezes para as pessoas, é conseguir ter uma escola aonde a criança possa ir, e educação não é só isso. Educação de qualidade é você ter um ensino que possa moldar essa criança ou esse jovem pro resto da sua vida. Mas aí você mostra, você explica, você consegue passar o que é necessário, e você vê a transformação que as pessoas têm em esperar que o que você realmente fala, aconteça. É esperança.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here