Deputada Federal por Roraima, Joênia Wapichana. Foto: divulgação

A única deputada federal indígena no Congresso Nacional Joenia Wapichana (Rede) defendeu a participação de mais lideranças indígenas na política, para que os povos tradicionais tenham mais força para manter os direitos garantidos na Constituição Brasileira de 1988 e combater os retrocessos impostos pelo Governo Bolsonaro ao logo do mandato.

“Com certeza, com a força e atuação de vários parlamentares indígenas. Nós vamos ter mais força para derrubar todas as propostas e fazer com que todos aqueles retrocessos desses três anos agora desse desgoverno Bolsonaro possam cair. Inclusive, na semana que vem, eu estou trabalhando para derrubar o veto dele, que ele vetou orçamento para os povos indígenas, mas eu sou apenas uma, eu tenho que buscar força”, afirmou a parlamentar.

A parlamentar roraimense acredita que cada federação precisaria eleger um pré-candidato para que os projetos que fossem contrários ao dos indígenas passassem por uma bancada, antes de ir ao plenário da Casa Legislativa. O que atualmente não acontece.

“Se a gente tivesse mais representante indígena em cada Estado, eu tenho certeza que a realidade seria outra, porque nós estaríamos com mais representatividade e é isso que eu quero, representatividade indígena ali no Congresso Nacional para gente defender as nossas propostas”, defendeu Joenia.

Mulheres indígenas

A única deputada indígena mulher na Câmara Federal acredita que mais mulheres indígenas precisam se encorajar para se candidatar a cargos no Legislativo e Executivo.

“Não é simplesmente um sonho, eu me elegi e eu estou aqui, uma representante indígena sem abdicar dos meus valores, dos meus princípios e principalmente não esquecer o meu povo, a minha origem e até mesmo lembrar sempre da nossa identidade. Para as mulheres, é muito mais gratificante mulheres indígenas se colocando à disposição para concorrerem a cargos eleitorais. Nós realmente vamos dar o apoio. A Rede é um partido pequeno, mas nós temos um fundo eleitoral que vai justamente ajudar as candidaturas a deputadas federais que estão aí compromissadas”, lembrou.

Furou a ‘bolha’
Ao longo desses quatro anos na Câmara Federal, Joenia Wapichana disse que “furou a bolha” para que outros indígenas se candidatassem para as eleições gerais em 2022. A parlamentar adiantou que em cinco Estados da Região Norte terão pré-candidaturas indígenas para aumentar a participação dos povos tradicionais na política.

“Eu comecei essa luta, furei a bolha que não deixava a gente entrar, agora é preciso a gente manter esse espaço de representação política ali no parlamento. Eu espero que a Vanda venha com essa representatividade e se consolide. Também nós temos pré-candidaturas lançadas em diversos Estados. Então nós temos lideranças indígenas se dispondo, colocando o seu nome para concorrer e tentar novamente a vagas em seus Estados, isso há muito tempo deveria ter se metido e estamos na luta agora para ter esses nossos espaços políticos”, finalizou

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here