Foto; Leonardo Souza/PMF

Em meio ao agravamento da pandemia em Roraima, números da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgados nesta quarta-feira apontam para um aumento rápido nos casos Covid-19 no Estado.

Segundo a entidade, o percentual de testes positivos para a enfermidade detectados entre todos os exames feitos nas farmácias do estado bateu a marca de 70% entre os dias 10 e 16 de janeiro. Foi a primeira vez desde o início do monitoramento, em março de 2020, que tal patamar foi atingido em sete dias.

Neste período, 649 receberam o diagnóstico positivo para o coronavírus e suas variantes. Na semana anterior, esse número foi 40% menor, com 389 casos positivos. O número colocou o estado no topo do ranking de novas contaminações pelo vírus, seguido do Acre (66%), Ceará (63%), Mato Grosso (61%), Alagoas (59%), Rio Grande do Norte (59%), Maranhão (57%), Amapá (53%), Mato Grosso do Sul (53%) e Bahia (51%). O monitoramento foi realizado com base na coleta de dados de seis farmácias em Boa Vista.

“Diante da explosão da demanda, atípica para um início de ano, a Abrafarma recomenda que apenas pacientes com sintomas da Covid-19 procurem uma farmácia para a realização do teste rápido, mediante agendamento”, recomenda a entidade em nota.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here