Em meio ao avanço de novos casos e da covid-19 em Roraima, centenas de pessoas se aglomeraram sem máscaras de proteção na ‘Festa do Abacaxi’, realizada na noite desse sábado (15) em Cantá, no interior de Roraima. O evento, organizado pela Prefeitura, descumpre o próprio decreto municipal em vigor, que proíbe aglomerações e determina o uso de máscaras em eventos abertos ao público.
A festa, tradicional no município, foi realizada na Vila Serra Grande II, a 51 quilômetros de Boa Vista e contou com shows bandas de forró, como Rabo de Vaca e Forró du Gaviao. Um vídeo compartilhado nas redes sociais registrou a disposição do público no espaço. Veja:
Em grupos de aplicativos de mensagem, moradores criticaram a realização da festa. “Daqui a nove dias a conta chega. Relaxa prefeito e governador”, disse um deles. “Pior de tudo é quem organiza uma festa dessas e quem autoriza isso acontecer”, reclama outro morador.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Cantá, mas não obteve sucesso. Em nota nas redes sociais, o município informa que estão sendo seguidas os protocolos e medidas de prevenção em combate à covid-19 e que para participar do evento, o público deverá estar com o esquema vacinal completo.
“Atualmente, o município conta com 17.133 doses aplicadas com D1, D2, DU e reforço, com uma população de 19.257, conforme dados do IBGE. As ações de vacinação continuam seguindo o cronograma vacinal nas unidades de saúde do município”, complementa.
Ainda de acordo com o Executivo municipal, equipes irão orientar o publico quanto às medidas de prevenção, disponibilizando máscaras descartáveis e de álcool em gel e orientando sobre a importância do uso, além da disponibilização de testes rápidos em pessoas sintomáticas.
Restrição
O município está sob decreto que autoriza a realização de eventos das 6h às 5h, em ambientes abertos, promovidos por iniciativa pública ou privada, desde 50% da capacidade do local esteja ocupada e que haja o distanciamento mínimo dois metros por pessoa, uso obrigatório de máscara, álcool em gel e a apresentação da carteira de vacinação
contra a covid-19 pelos participantes.
O documento ainda prevê o uso de máscaras de proteção em todos os ambientes de uso coletivo, ainda que a céu aberto, bem como em todas as repartições públicas.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), neste sábado (15), o município soma 2.710 casos de covid-19. Em 2022, foram 137 novos diagnósticos positivos para a doença, superando o número de casos registrados no município nos últimos três meses de 2021. Ainda de acordo com a Sesau, 42 pessoas morreram em razão da doença desde o início da pandemia.