Roraima está entre os estados com projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022, diz uma análise macroeconômica divulgada na última semana pelo Governo de Sergipe. Segundo o levantamento, de autoria da MB Associados/4E Consultoria, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado deverá crescer entre 2% e 3%.
O aumento proporcional projetado para o PIB roraimense é maior do que o do Brasil, que varia entre 0% (MB Consultoria), 0,58% (Focus/Banco Central) e 1,4% (OCDE), de acordo com diferentes fontes de projeção econômica.
O estado está junto com Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que também têm crescimentos estimados entre 2% e 3%. Sergipe e Paraíba encabeçam as estimativas de alta, com mais de 4%. Os estados do Acre, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais e Pará devem confirmar recessão para este ano.
IBGE
Em estudo publicado em 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB de Roraima apresentou crescimento em volume de 3,8% em relação ao ano anterior. Foi o segundo maior crescimento entre os estados brasileiros.