Foto: ascom Sesau

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) está colocando em prática mudanças no fluxo de atendimento nas unidades hospitalares da rede estadual, para garantir que todas as demandas de saúde relacionadas ou não à pandemia sejam atendidas.

Nesse sentido a partir de segunda-feira, dia 10 de janeiro, às 7h, o serviço que era prestado no Pronto Atendimento covid-19 junto ao Hospital Estadual de Retaguarda – ao lado da Maternidade –, para pacientes com a doença, será oferecido no Pronto Atendimento Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, onde será concentrado o atendimento para pacientes de covid-19.

O secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, explica que haverá mudanças somente em relação ao atendimento.  “Queremos tranquilizar a população e dizer que nenhum paciente ficará sem atendimento, pois a preocupação do Governo do Estado de atender toda a população continua sendo o foco do nosso trabalho. O que vai ser feito é apenas uma reorganização no fluxo de atendimento, visto que hoje temos um momento de mais controle da pandemia que nos possibilita fazer as mudanças”, esclareceu.

De acordo com o diretor geral do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), Anderson Benetta, é importante ressaltar que o atendimento para pacientes com covid-19 que necessitem de acompanhamento em UTI continua sendo prestado no Hospital Geral de Roraima.

“O HGR é a Unidade referência para os casos graves da doença e desta forma os leitos de UTI e de suporte ventilatório serão mantidos, ou seja, não haverá nenhuma alteração nesse fluxo de atendimento, uma vez que ainda estamos em pandemia e as mudanças visam a continuidade do atendimento, e sendo assim a equipe multiprofissional do Hospital continuará a postos para prestar a assistência necessária aos casos graves”, ressaltou.

Entenda o Fluxo

Na medida em que o paciente for atendido no Pronto Atendimento Cosme e Silva, naqueles casos em que for um paciente sintomático respiratório para covid, se for necessário realizará os exames para o fechamento do diagnóstico e nos casos de internação serão atendidos no Hospital das Clínicas, que terá um bloco com 12 leitos clínicos.

“Teremos a equipe pronta para receber o paciente sintomático e se for necessário, por exemplo, será feito o raio-x, e ele terá o acompanhamento da nossa equipe multiprofissional. Naqueles casos em que for necessária internação serão disponibilizados no Hospital das Clínicas os leitos clínicos. E para tanto, a equipe do Hospital será reforçada e o paciente contará com o atendimento pela equipe multidisciplinar”, enfatizou o diretor Don Silva Martins, coordenador do Núcleo Interno de Regulação do Hospital das Clínicas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here