O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prometeu anunciar publicamente em janeiro apoio à candidatura do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) que abrirá em 2022.
Segundo dirigentes do Republicanos, o apoio foi acordado ainda na época da eleição de Lira ao comando da Casa, em fevereiro. Em troca do apoio da sigla na disputa, o presidente da Camada prometeu trabalhar para Jhonatan ser o escolhido da Casa ao TCU.
Lira, no entanto, tem sido pressionado por outros candidatos de partidos do Centrão a também apoiá-los na disputa pelo TCU. Entre eles, a deputada Soraya Santos (RJ), filiada ao PL, nova legenda do presidente Jair Bolsonaro.
Soraya e Jhonatan vão disputar a vaga da atual presidente do tribunal, ministra Ana Arraes. Membro da Corte de Contas desde 2011, ela completará 75 anos de idade e terá de se aposentar compulsoriamente em 28 de julho de 2022.
Lira, porém, prometeu fazer a votação para escolher o substituto de Ana Arraes já em fevereiro. Quer evitar que a disputa na Câmara ocorra em meio a campanha eleitoral. O deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) também promete ser candidato.