O bebê, durante os primeiros três meses de vida, costuma sofrer com as cólicas. Elas acontecem principalmente porque nesse período o organismo dos pequenos ainda está se adaptando a vida fora do útero. “Geralmente, ela é comum por volta de dois meses porque ocorre a organização do sistema digestório e os nervos responsáveis pela enervação do intestino da criança estão em fase de crescimento.
Assim, há áreas que estão sendo feitas naquele instante. Isso torna os problemas de trânsito intestinal comuns e, consequentemente, ocorrem as cólicas”, afirma o pediatra Paulo Rogério Gallo, diretor do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública – USP.
Mesmo sendo algo esperado é possível prevenir ou atenuar esses incômodos. A amamentação é uma das melhores formas de aliviar as cólicas. Uma vez que o leite materno é fundamental na formação do aparelho digestivo, ele faz com que a criança sinta menos desconfortos.
Veja outras formas de amenizar as cólicas dos bebês:
Mantenha a calma
Esse conselho pode parecer estranho, mas quando a mamãe fica nervosa, dificilmente ela vai conseguir passar tranquilidade para o filho. A forma como você lida com a situação pode ajudar ou piorar o incomodo que ele está sentindo.
Pegue-o no colo
O pequeno está com cólica? Então, essa é a hora de dar muito carinho, niná-lo e deixá-lo bem juntinho de você! O contato físico bem próximo com os papais pode tranquilizar a criança. Os bebês se sentem acolhidos e o próprio calor do nosso corpo ajuda a diminuir a cólica.
Massagens
Faça massagem na barriguinha dele. Se preferir, você ainda pode utilizar algum óleo de massagem para deixá-lo ainda mais relaxado. Lembre-se sempre de que as massagens devem ser feitas em movimentos circulares.
Movimente as perninhas
Sabe aquele famoso movimento da bicicletinha? Ele costuma aliviar bastante o desconforto dos pequenos. Então, delicadamente coloque as perninhas dele para frente e depois para trás, como se estivesse pedalando uma bike. Isso vai ajudá-lo a liberar gases e assim reduzir a cólica.
Barriga para baixo
Ficar de barriga para baixo também estimula que ele solte gases. Você pode pegá-lo no colo nessa posição ou deixá-lo deitado com a barriguinha encostada na sua pele.
Mantenha quentinho
Enrolar os bebês em um mantinha bem quentinha os deixa mais calmos, já que isso remete ao ambiente uterino. “Compressas de água quente também ajudam a abrandar o problema”, ensina a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital e Maternidade São Luiz. Utilize aquelas bolsinhas térmicas para bebês. Quando aquecidas, elas ajudam a aliviar o desconforto.