O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), rebateu na manhã desta quarta-feira (17), durante entrevista ao programa Em Pauta, da GloboNews, as acusações feitas ontem (16) durante o mesmo noticiário em rede nacional, pelo governador Antonio Denarium (PP). O governador disse que a prefeitura estava boicotando a vacinação contra covid-19 e disse que a administração da capital “trabalha pelo caos”.
A afirmação foi feita na tentativa de justificar o baixo índice de vacinados completamente no estado. “Na capital, pode não estar dando a devida atenção [para a vacinação] e trabalham pelo caos. Não tem relacionamento saudável com o governo de Roraima, fazem politicagem para os hospitais ficarem lotados, o que afeta diretamente a população”, disse o governador, durante a entrevista.
O prefeito Arthur Henrique lamentou o que chamou de “inverdades, má-fé e de desconhecimento” do governador. Em resposta, o chefe do Executivo da capital disse que a afirmação é “um desrespeito com todos os profissionais de saúde” que atuam na linha de frente desde o início da pandemia “seja em hospitais atendendo pacientes ou em pontos de vacina de domingo a domingo, sem feriados nem finais de semana”. “Para a gestão de Boa Vista, o combate à pandemia está além de qualquer embate político, partidário. Trata-se de responsabilidade social, que lida com a vida das pessoas”.
Atualmente, o índice de pessoas que completaram o ciclo vacinal, ou seja, tomaram as duas doses ou dose única de imunizantes contra a covid-19 é de 38,51%. Já em Boa Vista, o número passa da metade da população, e chegou a 55,20%, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde e da prefeitura da capital.
Além das críticas à gestão da capital, o governador do estado justificou o baixo índice por dificuldades de acesso às comunidades indígenas e ribeirinhas. Antonio Denarium ainda citou imigrantes venezuelanos, mas disse que “o sistema de vacinação na fronteira com a Venezuela está bem intensificado”.
O governador também relacionou a situação à ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB). Ele chamou de “politicagem” para “lotar os hospitais do estado”. O prefeito da cidade também rebateu a afirmação e disse que, desde o início da pandemia, tanto ele quanto a ex-prefeita se envolveram diretamente no combate à doença, “incentivando a vacinação, distanciamento, uso de máscaras e outros equipamentos de proteção”, através de vários meios de comunicação.
“A administração da Prefeitura de Boa Vista e todo o corpo de servidores se envolveram 100% nas campanhas e ações para evitar a contaminação e salvar vidas, com responsabilidade e respeito às pessoas. Inclusive, a gestão municipal foi a que mais determinou medidas impopulares, visando a manutenção da saúde pública e buscando salvar vidas”, concluiu.